quinta-feira, 24 de abril de 2008

Praia de Copacabana

A meteorologia avisava que o sábado seria de tempo fechado. Mas na manhã de sábado, entre nuvens, o sol apareceu com a praia de copacabana ainda vazia.
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Praia da Barra, placa de sinalização.

Posto 8 Nesse início da manhã do dia de São Jorge, O Guerreiro o mar ainda estava alto e com força. Durante a madrugada as ondas subiram a faixa de areia e aplainaram-na fazendo a alegria dos que gostam de caminhar ou correr na areia fofa. Por outro lado, correr na areia molhada estava quase impossível devido à declividade na maior parte do percurso.
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Praia da Barra, sensacional!

Os amantes do Rio de Janeiro conhecem essa maravilha que é a Praia da Barra da Tijuca. Não é um mar tranquilo para iniciantes, é preciso estar atento e observar a sinalização das placas colocadas pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros sobre as condições do local para poder curtir um bom banho de mar. Quase sempre encontramos alguns bancos de areia que permitem até uma profundidade menor na longa arrebentação, algumas vezes formam piscinas onde podemos ver os pequenos peixes, são bons locais para um banho tranquilo.
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sábado, 19 de abril de 2008

Novas TIC´s na Educação: projeto de produção de um vídeo didático sobre DENGUE

A universalização do acesso às novas tecnologias de informação e comunicação pelos estudantes está inserida na permanente construção de uma sociedade onde as relações pessoais e profissionais são cada vez mais “midiáticas”. A explosão do uso do celular, agora cada vez mais multimídia, é um bom parâmetro para a reflexão sobre a universalização do uso das [continuamente] novas tic´s e dos seus reflexos e possibilidades de uso na prática pedagógica. As diversas manifestações culturais também vêm se apropriando dessas novas tecnologias e a educação pública de qualidade passa a requerer não somente o seu uso, mas também uma reflexão crítica sobre a sua linguagem e os seus discursos subjacentes assim como sobre as pré-condições para a sua inserção na prática pedagógica dos professores(as). Essa prática pedagógica, no contexto de uma escola “midiática”, requer ser interdisciplinar, o todo sendo maior que a soma das suas partes. Nessa direção, a prática pedagógica dos Professores(as), pressuposta de forma interdisciplinar, pode ser realizada (operacionalizada) no dia-a-dia da escola a partir de uma reorganização do currículo por projetos, ainda que as condições de gerência do t&e (tempo e espaço) da escola não contribuam efetivamente para isso. A concepção de função do educador que queremos valorizar não se restringe à persuasão ou a transferência de informações, mas aquela que colabora para o exame das bases sociais e ambientais da vida que interferem nas condições de saúde. Partimos da realidade vivida: "Quem já teve dengue?" para depois utilizarmos diferentes mídias para consolidar os conhecimentos adquiridos. A apresentação da peça teatral, a produção de um rap, cartazes e a instalação dos cartazes são formas de contato e incentivo a diferentes formas artísticas de expressão. Os alunos(as) não são apenas consumidores da informação, são agentes, pesquisadores e produtores, em diferentes formas, do conhecimento e da informação. A abordagem interdisciplinar no projeto objetiva a consolidação dos pressupostos conceituais que envolvem a questão da Dengue e das ações de promoção à saúde, eles serviram como base de argumento para a construção de um roteiro para a realização do vídeo didático na forma de reportagem com entrevistas. Argumento O início se dá com uma enquete nas turmas sobre quem teve ou conhece alguém que teve dengue, tabulamos os dados e produzimos uma tabela com os resultados. Depois definimos, no quadro branco da sala de aula e com a participação dos alunos(as): o Que é Dengue? Qual é o seu vetor? Quais são os seus sintomas? O que podemos fazer para impedir o vetor? O que podemos fazer para diagnosticar e tratar a dengue? O que é epidemia e endemia? Utilizamos o "Atlas da Cidade do Rio de Janeiro" para identificar os bairros que apresentam as maiores índices de notificações de dengue. A idéia é construirmos uma dimensão territorial da dengue. Onde, na Cidade do Rio de Janeiro, existem mais e menos casos. Esse mapa será usado nas filmagens. Posteriormente utilizamos a internet para pesquisarmos as palavras chaves: dengue, vetor da dengue, vacinas da dengue, Também deixamos os alunos(as) livres para a pesquisa em diferentes sites sobre o assunto. Dividimos os alunos(as) em grupos, cada grupo irá trabalhar na produção de um produto ou manifestação artística que expresse aquilo que foi estudado: pode ser um cartaz, uma tabela, um painel, um rap, um desenho, um boneco (pode ser um mosquito aedes gigante) ou uma encenação – esquete. Todo esse material poderá ser inserido no vídeo. O roteiro final será construído pelos alunos(as), algumas possibilidades podem ser sugeridas e experimentadas. Gravação de depoimentos de pessoas que já contraíram a dengue com informações relacionadas ao local e as condições ambientais da residência e do entorno (bairro); Gravação de imagens de ambientes com condições favoráveis ao mosquito e depoimentos com especialistas (médicos, pesquisadores, mata-mosquitos, etc) Gravação de imagens de mapas com a localização dos casos de dengue; Gravação de depoimentos de especialistas (médicos, pesquisadores, agentes de saúde) e ações de promoção à saúde e à prevenção da dengue. Em tempo: recebi, através de uma lista de discussão da qual participo http://br.groups.yahoo.com/group/listageografia/ a indicação de um vídeo produzido pelo Laboratório de Produção da Imagem - FIOCRUZ sobre a DENGUE. O endereço é: http://www.fiocruz.br/ccs/templates/htm/template_ccs/aedes_video/aedes_baixa.swf

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Botafogo vence o Flamengo

Em mais uma vitória maiúscula o Botafogo aplicou um chocolate de 3 a zero no Flamengo e agora vai fazer a final da Taça Rio contra o Fluminense no próximo domingo. O vencedor dessa partida fará a final do Campeonato Carioca 2008 contra o Flamengo, vencedor do 1º turno - Taça Guanabara. E nínguem cala esse nosso amor....

terça-feira, 8 de abril de 2008

Poluição visual na Cidade do Rio

A semana começou com chuva na Cidade do Rio o que deixou o trânsito na Linha Vermelha mais pesado ainda. No entanto, com chuva ou sol, a magnífica paisagem da Cidade é emporcalhada por esses paquidermes da fúria mercadológica conhecidos como "outdoors". Ilegais e imorais eles continuam espalhados pela cidade e nínguem toma providência para o seu fim definitivo. Não custa nada lembrar que a Linha Vermelha é uma das principais vias de acesso à Cidade ligando o Aeroporto Internacional do Galeão à Zona Sul (Copacabana, Ipanema, Gávea, Leblon, etc). Não é um bom cartão de visita, não é mesmo?
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segunda-feira, 7 de abril de 2008

Educação de Qualidade e valorização do Professor.

Saudações Educativas aqui da Cidade Maravilhosa de São Jorge, o Guerreiro e de São Sebastião do Rio de Janeiro, O Professor(a) precisa ser valorizado e essa valorização precisa começar pelo valor da sua hora/aula. Não dá mais para engolir o discurso de que o Estado (seja ele municipal, estadual ou federal) não tem condições de bancar um reajuste substancial no valor da hora/aula do Professor(a). Não dá mais para o professor(a) ganhar de R$ 5 a R$ 10 reais por hora aula! Quanto ganha um Professor(a) do Estado de São Paulo ou do Rio de Janeiro em hora aula? Quanto ganha um Professor do Município de São Paulo ou do Rio de Janeiro em hora aula? Outra questão crucial para a valorização do Professor e para a qualidade da Educação Pública é o número máximo de alunos em sala de aula. Não dá para falar em qualidade na educação com turmas de 40 ou mais alunos. Sei que existem municipalidades desse imenso Brasil que podem não se enquadrar nesse pressuposto, mas somos uma República Federativa e, nesses casos, o Governo Federal poderia intermediar o alcance desse objetivo. O governo até esboçou alguma ação nessa direção ao tentar o piso nacional para os Professores. Só que esse piso de R$ 800,00 para uma jornada de 40 horas semanais significa um valor de R$ 5,00 a hora/aula. Recursos para isso existem, ou alguém ainda duvida disso? Outra situação que muito contribui para a perda da qualidade na Educação Pública diz respeito ao tempo de permanência do aluno na Escola. Os atuais modelos de gestão do tempo e espaço na escola impõem uma carga horária mínima de apenas um turno, ou seja, de 4 a 5 horas diárias na escola. Isso é muito pouco e também contribui para uma grade curricular atrofiada que pressupõe apenas dois tempos de aulas semanais para Geografia, História, Biologia, Química e Física (Estado do Rio de Janeiro). O que estamos percebendo e concebendo, porque vivemos na escola, é que os programas educacionais para a Educação Pública, decorrentes da implantação de uma política educacional, quando inscritos na rubrica “valorização” do Professor(a), estão direcionados, quando estão, a apenas equipar as escolas com laboratórios de informática e ponto final. Equipar uma escola com um laboratório de informática pode ser, na maioria dos casos, usar um “elefante para matar uma formiga”. Não basta colocar um laboratório [de informática] na escola sem antes capacitar os professores para o seu uso. Um laboratório de informática não é a mesma coisa que um laboratório de informática educativa. Mesmo quando alguns professores são capacitados, o uso do LIED é reduzido porque as condições de gerência do tempo e espaço na escola dificultam o seu uso na prática pedagógica. Como levar uma turma de 45 alunos para um laboratório com dez computadores? Como inserir atividades naquela sala de aula com dois tempos de aulas semanais por turma? Como inserir o uso do li se o aluno fica apenas 4 horas e meia na escola? Antes que apareça alguém dizendo que isso é possível, queremos afirmar, com todas as letras, que é necessário um Professor(a) capacitado para a sua gerência. Nessa gerência também está incluído o suporte à prática pedagógica dos demais professores e a capacitação de Professores e alunos para o uso educativo daquela sala de aula, transformando assim um laboratório de informática num laboratório de informática educativa e contribuindo decisivamente para a inclusão digital. Um laboratório de informática educativa é uma sala de aula em que a proposta interdisciplinar pode acontecer. Ela converge as mídias, ou seja, não é só a informática, é também a imagem, o som e as suas possibilidades de uso na prática pedagógica. Ela é uma sala de aula que de fato liga a escola, o ponto, ao mundo, a rede.

Muita chuva no Rio de Janeiro

Conforme podemos ver nessa composição de imagens de satélite há uma grande massa de nuvens que ainda se concentram sobre o Rio de Janeiro.
A composição de imagens pode ser obtida em http://www.ssec.wisc.edu/data/comp/latest_cmoll.gif
Na imagem também podemos ver, além da cobertura de nuvens, a temperatura dos oceanos com as suas correntes marítimas frias e a temperatura dos continentes. Notem como o hemisfério norte começa a ser aquecido como resultado da maior incidência dos raios solares.

São as águas de abril fechando o verão.

A chuva que cai desde sábado na Cidade do Rio de Janeiro provavelmente marca o fim do verão 2008. Na imagem do satélite GOES podemos observar a grande nuvem (de chuva) que está sobre a região metropolitana do Rio.
Vamos torcer para que essa chuva não cause nada mais dos que os transtornos do trânsito e redobrar a nossa atenção quanto aos focos do mosquito da Dengue.
A imagem pode ser obtida no endereço do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET em www.inmet.gov.br

sábado, 5 de abril de 2008

Praia de Copacabana

Uma das praias mais famosas do mundo, Copacabana tem uma grande extensão de areia onde há espaço para os banhistas, o volei e o futebol de praia e as sempre presentes e muitas vezes contestadas barracas para a venda de bebidas. As bandeiras dos times de futebol do Rio sempre ajudam a revelar o "espírito carioca".
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Legado do Pan 2007.

Essas palafitas que enfeiam a paisagem natural da Enseada da Marina da Glória atestam a voracidade com que os espaços públicos são apropriados de forma ilegal aqui na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro. A obra foi embargada pelo IPHAN mas as palafitas continuam lá.
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