terça-feira, 28 de abril de 2009

Auto retrato.

Posted by Picasa

Propaganda da Candidatura do Rio 2016!

Em 2004 vimos esse mesmo filme ou peça publicitária. Na verdade algumas esquetes foram mais ensaidas. Uma pista de atletismo, hoje sucateada, foi construída na Ilha do Fundão. A própria Linha Vermelha foi enfeitada e as escolas (CIEPS) do seu entorno se engajaram na candidatura. Veio então todo o processo de candidatura e realização do Pan-2007 e não conseguimos ver agregado à vida da cidade aquilo que fora prometido! Nosso sistema de transporte não evolui. Só quem anda de metrô, trem, ônibus e carro nessa cidade sabe disso. Quem anda de helicóptero ou em carro blindado com motorista e escolta, realmente não sabe disso. Segurança, cadê a segurança do Pan-2007. Até as viaturas sumiram. Saúde? Saúde? Essa crise é muito profunda mesmo! Há uma voçoroca nos vultosos recursos destinados ao setor e ainda assim nada público (e agora até na privada - sic) funciona. Aqui também temos que constatar que, só quem vai ao hospital público ou a qualquer estabelecimento de saúde da rede pública sabe o que está acontecendo! Na educação, verdadeira galinha dos ovos de ouro, literalmente até a situação é absolutamente complexa e ao mesmo tempo simples. Sem Professor(a), devidamente qualificado e habilitado, não há Educação Pública de qualidade! O que isso tudo tem com a candidatura 2016 e a foto? Será que aqueles monstrengos não tiram a atenção dos motoristas? Será que eles não escondem a nossa maravilhosa paisagem natural e cultural? Será que eles são legais? Éticos?
Posted by Picasa

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Salve São Jorge, O Guerreiro!

Em 1564, Estácio de Sá, sobrinho do Governador Estácio de Sá, aportou na praia localizada entre o Morro Cara-de-Cão e o Pão-de-Açucar e fundou oficialmente a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Hoje, 23 de abril de 2009, a Cidade é também a Cidade Maravilhosa de São Jorge, O Guerreiro e de São Sebastião do Rio de Janeiro. A Igreja de São Jorge, no centro do Rio, esteve repleta de fiéis durante todo o dia. Salve São Jorge!
Posted by Picasa

terça-feira, 21 de abril de 2009

Cracolândia

"Relaxa no Crack - Mc Nanzinho." "Tú que onda de verdade? Tú que onda de verdade? Relaxa no crack, relaxa no crack...(repita umas dez ou mais vezes) Aí...eu virei um ninja...do Mortal Combat. Aindo tô com sequela... Relaxa no Crack... relaxa no crack." A simples e contundente música e letra de funk de "Mc Nanzinho" revela muito sobre a, agora assumida pelas autoridades, "epidemia" do crack. Não é, tecnicamente falando como dizem alguns, uma epidemia. A epidemia do crack tem o simbolismo da devastação que a palavra provoca. Uma epidemia de crack, mais do que algo que pode estar em qualquer lugar essa epidemia é devastadora por revelar toda as mazelas do ser humano e a ausência do Estado. Parabéns ao Prefeito Eduardo Paes por ter pisado-com-os-próprios-pés no lugar símbolo da devastação - a confluência da Avenida do Democráticos com a Avenida Dom Hélder Câmara - na Cidade do Rio de Janeiro. Parabéns também à sua iniciativa de construir ali, exatamente naquele lugar, uma CRECHE Municipal. Para você, que não é daqui, esses nomes darão uma outra noção do que é exatamente este lugar. Não é bonito, é feio. Falta tudo e sobram boas pessoas e boas intenções. Pra vocês perceberem um pouco do que eu falo, cito algumas outras referências do local: lá mesmo temos a sede da SUIPA, temos a Linha Dois do Metrô - Rio de Janeiro sobre as cabeças de todos nós e de toda a "epidemia". Temos também uma escola - CIEP Vinícius de Moraes (Brizola e Darcy Ribeiro estavam corretos na questão da Educação e dos CIEPS) e acima de tudo temos milhares de habitantes e cidadãos de bem e do bem, destas comunidades e que por ali transitam, que merecem a ação contínua e contundente das nossas autoridades para a completa e definitiva erradicação desta "epidemia" da nossa Cidade.

Velho Centro, velhos problemas.

A foto é da Rua Leandro Martins na esquina com a Rua Camerino. O prédio histórico local é o famoso Colégio Pedro II - unidade Marechal Floriano - centro da Cidade Maravilhosa de São Sebatião e de São Jorge do Rio de Janeiro. Os problemas são aqueles que para os que vivem aqui são eternos e parecem não ter fim: sujeira, lixo e abandono por parte do poder público.
Posted by Picasa

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Poluição visual

Podem acreditar que por trás desse monstrengo que impede a visão da paisagem na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, de São Sebastião e de São Jorge, O Guerreiro, está o Pico da Tijuca e, em primeiro plano, o tradicional bairro de São Cristóvão. Até quando teremos que conviver com essas aberrações que emporcalham a paisagem da Cidade?
Posted by Picasa

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Quinta da Boa Vista - Dia Mundial da Atividade Física.

Um dos mais belos e populares parques da Cidade do Rio de Janeiro. Área de lazer da população carioca que abriga também o Museu Nacional e o Jardim Zoológico, a Quinta da Boa Vista comemorou, no último domingo - 5 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física. E você, tem feito exercícios físicos regularmente?
Posted by Picasa

C.E. Professor Clóvis Monteiro

Nas dependências do LIED - Laboratório de Informática Educativa, as alunas da turma 1006 entram em contato com as, já não tão novas assim, TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação). O uso dessas tecnologias está a serviço do apoio à prática pedagógica dos Professores(as) e para a construção de uma Educação Pública de Qualidade no Estado do Rio de Janeiro.
Posted by Picasa

Entorno do Aeroporto Santos Dumont

Se o aeroporto Santos Dumont é charmoso e bonito o mesmo não podemos dizer do seu entorno que revela muitas das mazelas que assolam a Cidade Maravilhosa de São Jorge, O Guerreiro e de São Sebastião do Rio de Janeiro. Nesse entorno podemos ver essa cena surrealista de acampamento improvisado. Lá, debaixo das cobertas, os sem tetos, dormem tranquilamente nessa manhã chuvosa da quarta-feira.
Posted by Picasa

Aeroporto Santos Dumont

O aeroporto Santos Dumont não é somente muito elegante e charmoso. A sua localização é privilegiada pois ele está bem no centro da Cidade do Rio de Janeiro. A sua localização estratégica em nada interfere na sua operacionalidade já que ele está situado às margens da Baía da Guanabara. Dessa forma, seus pousos e decolagens podem ser feitos de forma segura havendo apenas um senão para a extensão das suas pistas que inviabiliza a operação das grandes aeronaves. Não tem sentido então essa disputa com o Galeão. Aliás, a Cidade do Rio de Janeiro só tem a ganhar com a opção de uso do Santos Dumont para voos domésticos como parecem concordar as empresas de aviação.
Posted by Picasa