sexta-feira, 24 de julho de 2009

Frente Fria sobre a Cidade do Rio de Janeiro

Na composição de imagens de satélites www.ssec.wisc.edu/data/comp/latest_cmoll.gif podemos ver com bastante clareza a frente fria que está sobre a Cidade do Rio de Janeiro. Por isso o tempo na cidade está com a temperatura em torno dos 19 Celcius, com o céu bastante encoberto e chuvas isoladas intercaladas com chuviscos.

Que frente fria!

O aquecimento global pode ser resultado do conjunto das forças da própria natureza e também do conjunto da ação humana, notadamente nos últimos 200 anos, i.e., após a Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo. Na fotografia do satélite GOES acima podemos observar com bastante clareza a presença de uma grande frente fria sobre a Cidade do Rio de Janeiro, uma típica situação de inverno aqui no hemisfério sul.

domingo, 19 de julho de 2009

População de rua

Excluídos do sistema formal, cidadãos abandonados de toda sorte de apoio e orientação do Estado. Brasil, país de desigualdades sociais e econômicas tão intensas que podem ser avistadas a todo momento e em todas as partes aqui da nossa maravilhosa Cidade de São Jorge, O Guerreiro e de São Sebastião do Rio de Janeiro. O que você pensa sobre essa importante questão?
Posted by Picasa

Largo do Piolho

Apesar da inusitada fachada, o Largo do Piolho é mais uma das nossas praças, parques, largos e outros espaços públicos que estão abandonados e sujos, por isso vazios de vida e atividades.
Posted by Picasa

Que fachada significativa!

A Cidade do Rio de Janeiro tem alguns "lugares" realmente muito especiais. No tradicional bairro de São Cristóvão temos o Largo do Piolho onde uma fachada diz tudo da sua empresa, i.e., segurança é [era] o nosso negócio.
Posted by Picasa

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Linha Amarela - Revisão do Pedágio Já!

De centavos em centavos o pedágio da Linha Amarela já chega a R$ 3,85 para carros de passeio, pagos na ida e na volta. Não sei se existe algo semelhante no mundo mas já está mais do que na hora desse pedágio vergonhoso seja revisto. Ele representa um verdadeiro "muro de divisão e segregação do uso do espaço da região da Barra da Tijuca. Pior ainda ele representa uma perda de tempo que agride qualquer racionalidade urbana e social. Fora o pedágio já! Você concordo com os valores cobrados pelo pedágio da Linha Amarela? Qual é a sua opinião a respeito desse assunto? Use o comentário para postar as suas opiniões.
Posted by Picasa

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Lixo na Cidade do Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa precisa urgentemente pensar e agir na direção de aprimorar o seu sistema de coleta de lixo urbano-doméstico. Nos últimos quinze anos nada ou muito pouco mudou no sistema de coleta doméstica. O caminhão passa três dias alternados da semana, i.e., terças-quintas-sábados ou então segundas-quartas-sextas. Domingo não tem coleta domiciliar e ponto final? Não, aqui no blog é pontorj ponto de debate para as questões da nossa Cidade. Coleta Seletiva Já! Chega de sujeira! E o novo Aterro Sanitário? Onde será localizado? Há quinze anos atrás produzíamos menos lixo doméstico do que hoje. As embalagens plásticas, os vidros, as latas e as embalagens longa vida cresceram e continuamos com o mesmo processo de coleta. Os resultados estão por toda a parte da cidade. E olha que nem tocamos no assunto das bateriais e das pilhas, não é?! A foto é parte de um material didático sobre Aquecimento Global, produzido pelo Laboratório de Climatologia Geográfica da UNB. O que você acha dessas questões? Deixe o seu comentário.
Posted by Picasa

terça-feira, 7 de julho de 2009

Cine Clube no C.E. Prof. Clóvis Monteiro - RJ.

Cine Clube no C. E. Prof. Clóvis Monteiro, RJ-RJ. O Projeto começou com a exibição do clássico filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin. Depois seguiu-se um breve debate com a participação do Professores(as) que compunham a mesa. Dentre os temas abordados o sistema de produção fordista dentro do contexto de crise, de 1929 e atual, do sistema capitalista de produção. Você saberia definir o que é o Fordismo e quem criou esse sistema de produção capitalista? Caso afirmativo, deixe as suas respostas no comentário, ok.
Posted by Picasa