segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Legado do Pan Americano 2007.

O Pão de Açúcar e a paisagem não merecem, não é mesmo?! E aí, você conhece algum legado parecido?
Posted by Picasa

Rio de Janeiro, eu vivo nessa Cidade.

Você saberia dizer o que são essas estacas encravadas na lâmina d'água da Baía da Guanabara, em plena Enseada da Glória e que tanto enfeiam a paisagem? Elas representam mais um dos "legados" do Pan Americano 2007. Aqui, como em outras partes da Cidade, algumas "obras" buscavam apenas a apropriação privada do espaço público. Ainda bem que essa obra foi embargada pelo poder público. Qual é a sua opinião sobre a pretenção do Rio de Janeiro sediar as Olímpiadas de 1012? E sobre o Brasil sediar a Copa de 2010? Quais seriam as obras que você apontaria como as mais prioritárias para o Brasil e para a Cidade do Rio de Janeiro sediarem estes eventos? Deixe os seus comentários.
Posted by Picasa

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Educação e Paz

Alunos(as) do CREJA - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos trabalham com o mapa planisfério na identificação e localização do Brasil e dos continentes.

A questão da identidade e do pertencimento está relacionada a diferentes escalas. De onde eu sou. De Minas Gerais ou do Piauí? Sou do Ceará, sou de São Paulo. Somos brasileiros, somos latinoamericanos, somos americanos!

Afinal, quem nasce nos Estados Unidos tem qual nacionalidade? Americana ou Estadunidense.

Qual é a melhor resposta para a pergunta: Quantos são os continentes? Aceita o desafio? Então deixe a sua resposta publicada aqui em "comentários". Não se esqueça de dizer o seu nome e escola.

Em tempo: essa não é uma pergunta para uma resposta simples.

Em tempo, com os planisférios prontos, produzidos conforme determinados critérios que discutimos e conversamos, escrevemos a palavra PAZ [com o mundo].

Posted by Picasa

domingo, 9 de agosto de 2009

Apartheid na Cidade do Rio de Janeiro

Esse pedágio da Linha Amarela é um verdadeiro muro social e econômico dentro da Cidade do Rio de Janeiro. Além de caríssimo (R$ 3,85 para ir e voltar) o seu sistema é ilógico pois torna, muitas vezes, o tempo de cobrança e passagem pelo pedágio um transtorno para o usuário. A foto é clara, são mais de 300 metros de fila e tempo perdido para se pagar essa vergonha!
Posted by Picasa

Morcego novo no trânsito da Cidade

Esse flagrante reflete o bom humor e a criatividade do "carioca". Ele é capaz de identificar, no caótico trânsito, um momento de bom humor na nossa metrópole.
Posted by Picasa

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cidade do Rio de Janeiro, Quinta da Boa Vista.

Há quem diga que a "Quinta", para os íntimos ou usuários habituais, é o parque mais popular da Cidade. Mais que popular, a Quinta da Boa Vista tem história e inúmeras paisagens. A paisagem é aquilo que vemos. Você saberia definir, sem palavras, só por mímica, o que é uma paisagem? Uma paisagem cultural é diferente de uma paisagem natural. Agora me diga: A paisagem que vemos na foto, em primeiro plano, é natural ou cultural? E as montanhas no plano de fundo, formam uma paisagem natural ou cultural?
Posted by Picasa

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

TIC´s na Educação de Jovens e Adultos

No CREJA - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos, instituição de acervo e referência de gestão de projetos e práticas pedagógicas em EJA, o uso das, continuamente novas, TIC´s - Tecnologias de Informação e Comunicação é uma das atividades que possibilitam agregar no trabalho didático-educativo as funções equalizadora, reparadora e qualificadora, pressupostos metodológicos e didáticos específicos da Educação de Jovens e Adultos. Na atividade da foto nossos alunos(as) manuseiam e interagem com os conteúdos de uma apresentação em arquivo .ppt sobre o tema "Da Velha à Nova Ordem Mundial".
Posted by Picasa