domingo, 29 de junho de 2008
Quinta da Boa Vista
A Quinta da Boa Vista é uma das áreas de lazer que a Cidade do de Janeiro oferece aos que aqui vivem ou que estão de visita. Aqui o Cidadão tem diferentes oportunidades de lazer como os pedalinhos, o Museu Nacional, o Jardim Zoológico ou simplesmente a oportunidade de se ler um jornal ou pegar um sol numa gostosa manhã de domingo.
O tema é Habitação
Em 2008 estamos comemorando os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Brasil é um dos signatários da declaração de 1948.
Nessa declaração diversos artigos estão relacionados, direta ou indiretamente, com a questão da habitação.
Direito à liberdade e ao descanso, Direito à paz e à segurança e Direito a um nível de vida adequado são alguns exemplos de artigos da Declaração dos Direitos Humanos que estão relacionados com a questão da habitação e o Direito à moradia e à propriedade individual ou coletiva.
A atual Constituição do Brasil assinala e estabelece, no seu artigo 182, a Função Social da Propriedade. A Constituição também estabelece que a moradia é um direito do Cidadão.
A foto mostra uma das iniciativas, implementadas na Cidade do Rio de Janeiro, de tratamento da questão da moradia nas favelas. O Morro da Mangueira recebeu obras do Programa Favela-Bairro que motivou a construção de novas moradias e de uma "rua" na encosta do morro.
Museu Nacional - Quinta da Boa Vista
O Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, localizado no bairro de São Cristóvão, está de "cara" nova. As obras de restauração já estão no final e a nova cor da fachada é o cartão de boas vindas do Museu aos seus visitantes. O museu possui duas coleções permanentes: uma de história natural e outra de história humana.
Domingo de maratona no Rio.
sábado, 28 de junho de 2008
Praia da Barra da Tijuca
A praia da Barra da Tijuca ou simplesmente praia da Barra para os íntimos é uma das melhores praias da Cidade do Rio de Janeiro porque tem a areia e a água limpas e também porque é simplesmente uma praia sem eventos ou shows. Em outras palavras é uma praia para quem aprecia tranquilidade e o som das ondas.
quinta-feira, 26 de junho de 2008
C E Prof. Clóvis Monteiro
"Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na comunidade onde eu nasci". Esse pessoal da turma 1023 do Ensino Médio do curso noturno do Colégio Estadual Prof. Clóvis Monteiro sabe muito bem que viver com alegria e respeito à diversidade é fundamental para a construção da cidadania e das amizades.
C E Prof. Clóvis Monteiro
"Comida é pasto, bebida é água. Você tem fome de que? Você tem sede de que? A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte." Assim como a letra da música Comida de autoria de Arnaldo Antunes, a turma 1022 do Ensino Médio do curso noturno do Colégio Estadual Prof. Clóvis Monteiro quer muito mais.
C E Prof. Clóvis Monteiro
"Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor", sabemos o quanto é difícil para o estudante estudar no turno da noite. Todo esse esforço será recompensado quando chegar a hora da formatura. O Ensino Médio abre novas portas para a vida e possibilita não somente a continuidade dos estudos mas uma melhor condição para a inserção no mercado de trabalho. Parabéns pela dedicação a todos vocês da turma 1026 do curso noturno do Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro.
domingo, 15 de junho de 2008
Limites para a propaganda.
A Cidade do Rio de Janeiro precisa repensar o uso do seu espaço (público e privado) para a propaganda. Será que esse tipo de propaganda não "suja" a paisagem? Será que não encobrem a paisagem natural maravilhosa que temos? Qual é a sua opinião sobre os inúmeros e variados "outdoors" que estão espalhados pela cidade? Você concorda com eles? Deixe a sua opinião nos comentários.
Cenários da Cidade
O relógio da Central do Brasil é um dos cenários mais conhecidos da Cidade, no térreo do prédio funciona a gare da Central do Brasil, destino inicial e final dos diversos ramais dos trens urbanos e portanto, local de intenso movimento populacional.
Rio de Janeiro - Pão de Açucar
Esta semana foi anunciada a troca dos bondinhos do Pão de Açucar por modelos mais novos fabricados na Suiça. Polêmicas à parte quanto à origem dos novos bondinhos, há quem diga que eles poderiam ser fabricados aqui no Brasil, o fato é que o Pão de Açucar é um dos passeios mais legais da Cidade pois descortina do alto toda a beleza do Rio de Janeiro.
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Mídias na Educação
Ouma uso do LIED está inserido no uso das mídias na educação. A sala do Laboratório de Informática é um espaço que agrega e converge as mídias na educação. Para os alunos do Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro a utilização do Laboratório de Informática Educativa é um passo significativo para as suas iniciativas e pesquisas.
Paz no mundo. Trabalho dos alunos(as).
No CREJA - Centro Municipal de Referência na Educação de Jovens e Adultos trabalhamos com o conceitos de eu nasidentidade, cultura e diversidade. Nessa direção, procuramos [re]construir as identidades dos nossos alunos(as) a partir da sua localização no tempo e no espaço. Somos pernambucanos, cearences, mineiros, paraibanos, cariocas, capixabas, alagoanos, somos brasileiros, americanos, latino americanos, sul americanos somos cidadãos da Cidade do Rio de Janeiro e juntos somos as mais de 5 bilhões de pessoas do planeta Terra.
Início do verão no Hemisfério Norte
latest_cmoll.gif (Imagem GIF, 640x480 pixels)
A inclinação do eixo da Terra, em relação ao plano da sua órbita ao redor do sol, em conjunto com o movimento de Translação determinam o aquecimento desigual da superfície terrestre ao longo das latitudes Norte e Sul.
É por isso que quando é verão no Hemisfério Norte, como agora no seu início, é a época do inverno aqui no Hemisfério Sul. Da mesma forma vai ocorrer com o nosso Natal, em pleno calor contrastando com o rigor do inverno do Papai Noel e das suas comidas hiper-calóricas como as nozes, castanhas e avelãs.
Por favor, deixe os seus comentários e as definições para Latitude e Longitude.
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Pergunta para todos
Turma do Colégio
Primeira da aula da turma 1026 no LIED - Laboratório de Informática Educativa do Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro. Nas próximas aulas vamos produzir e gerenciar quatro arquivos: uma apresentação pessoal em um programa de edição de texto, uma apresentação pessoal em um programa de apresentação em slides, uma foto pessoal em arquivo jpeg e um currículo de vida (vitae) com a foto e os dados pertinentes do aluno(a).
Ao final do Projeto os alunos(as) deverão possuir os arquivos em disquete.
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Campanha contra o câncer de mama.
domingo, 8 de junho de 2008
Campanha contra o câncer de mama
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Paz no mundo
O filme "A vida que viver", da Pastoral da Juventude-RS, aponta algumas das ameaças à vida. A Fome, a Degradação Ambiental, a crise na Habitação e a Violência Urbana e no Trânsito e a crise Ética pela qual estamos passando constituem as grandes ameaças à vida.
No CREJA - Centro Municipal de Referência na Educação de Jovens e Adultos, montamos um painel formando a palavra PAZ com os mapas planisférios.
Com a construção dos Mapas Planisférios elaboramos a seguinte questão: "Qual é a melhor resposta para a pergunta: Quantos são os continentes?"
Qual é a sua resposta? Pense bem antes de responder.
Deixe a sua resposta com a justificativa nos comentários.
Criança vendendo bala
Logo no início da Avenida Ayrton Senna sentido praia, na Barra da Tijuca, este sinal de trânsito retarda e causa congestionamento no lluxo de saída da Linha Amarela. O sinal de trânsito está tão equivocado no seu longo intervalo de vermelho que os vendedores de bala podem "trabalhar" em conjunto com os vendores de jornais e os distribuidores de panfletos. Num simples sinal de trânsito podemos constatar a falta de ordem urbana na cidade.
Pedágio da Linha Amarela, ida e volta!
Algumas situações aborrecem o carioca mas ele, por diferentes razões, acaba se acostumando. Uma dessas situações é a cobrança de pedágio que nós pagamos para ir à Praia da Barra usando a Avenida Carlos Lacerda, mais conhecida como Linha Amarela.
Contruída com dinheiro público e cedida à concessionária LAMSA para a sua administração, a Linha Amarela cobra pedágio de R$ 3,65, para os carros de passeio, tanto na ida quanto na volta. Não sei como são as experiências desse tipo de pedágio urbano em outras cidades do mundo, se você souber deixe no seu comentário, mas o fato do "carioca da gema" e dos que aqui vivem e gostam dessa cidade se "acostumarem" com esse pedágio, ah, isso aborrece! Nem quando você vai para Niterói ou outra cidade da Região dos Lagos, através da Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Rio-Niterói, você paga pedágio na ida e na volta!
Assinar:
Postagens (Atom)