segunda-feira, 10 de março de 2008

Apontamentos para a percepção e concepção do trabalho interdisplinar na Educação.

Neste ano trabalharemos nas escolas com projetos interdisciplinares referentes a muitos fatos e datas significativas. Olimpíadas de Pequim, Dia Internacional da Mulher, 50 anos de Bossa [sempre] Nova, 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 200 anos da chegada da Famíllia Imperial no Brasil são alguns exemplos. A universalização do acesso às novas tecnologias de informação e comunicação pelos estudantes está inserida na permanente construção de uma sociedade onde as relações pessoais e profissionais são cada vez mais “midiáticas”. A explosão do uso do celular, agora cada vez mais multimídia, é um bom parâmetro para a reflexão sobre a universalização do uso das [continuamente] novas tic´s e dos seus reflexos e possibilidades de uso na prática pedagógica. As diversas manifestações culturais também vêm se apropriando dessas novas tecnologias e a educação pública de qualidade passa a requerer não somente o seu uso, mas também uma reflexão crítica sobre a sua linguagem e os seus discursos subjacentes assim como sobre as pré-condições para a sua inserção na prática pedagógica dos professores(as). Essa prática pedagógica, no contexto de uma escola “midiática”, requer ser interdisciplinar, o todo sendo maior que a soma das suas partes. Nessa direção, a prática pedagógica dos Professores(as), pressuposta de forma interdisciplinar, pode ser realizada (operacionalizada) no dia-a-dia da escola a partir de uma reorganização do currículo por projetos, ainda que as condições de gerência do t&e da escola não contribuam efetivamente para isso. A concepção de função do educador que queremos valorizar não se restringe à persuasão ou a transferência de informações, mas aquela que colabora para o exame das bases sociais e ambientais da vida que interferem nas condições de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Lembre-se de informar o seu nome e um contato.