sábado, 26 de outubro de 2013

Política de Transporte, mobilidade e BRS na Cidade e Metrópole do Rio de Janeiro

 

DSCF6005

DSCF6001 (6)

DSCF6003 (6)

A Cidade e a metrópole do Rio de Janeiro conta com trens, metrô, barcas, ônibus e até pouco tempo atrás bondes que davam um charme a mais ao tradicional bairro de Santa Teresa.

Todos eles foram privatizados e deixam literalmente os que aqui vivem ou estão de visita “aborrecidos”. Até episódios Dantescos tivemos com a violência que ronda o transporte dito “alternativo”. Uma praga que agora infesta notadamente o subúrbio e a baixada fluminense já que da zona sul e centro da cidade foram banidos.

A Prefeitura do Rio vem optando, não podemos falar que isso seja investimento, no transporte sobre pneus e que queima oléo diesel.

No caso dos BRS - Bus Rapid System o intuito começou de forma equivocada e por que não dizer com complexo de inferiorida até no nome. Um CE – Corredor Expresso já seria bacana mas inventaram um termo em inglês pra dar um ar de modernidade. É sim uma modernização conservadora, como diria a saudosa Profa. Dra. Ana Clara Torres Ribeiro.

Até a cor dos ônibus foram padronizadas num claro intuito de parecerem modernos e renovados, mais do mesmo.

Bem, as duas fotos acima ilustram o grau de amadorismo ou de falta de planejamento que envolve essa questão do BRS. As placas indicam Avenida República do Paraguai. Acontece que a avenida é a República do CHILE.

Pano rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Lembre-se de informar o seu nome e um contato.