sexta-feira, 27 de maio de 2011
Trânsito na Cidade
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Educação Pública no Rio de Janeiro e no Brasil
A defasagem idade/série cursada é apenas uma das questões estruturais que assolam a qualidade na Educação Pública do Estado e do Município do Rio de Janeiro.
Na Rede Municipal essa defasagem foi empurrada pra frente através de várias mudanças no processo de avaliação dos alunos que culminou na famigerada e repudiada "aprovação automática", mecanismo nefasto que a atual gestão disse que revogou mas que na prática ainda está bem longe de ser equacionada.
A Rede Estadual, que recebeu os alunos da Rede Municipal, não teve outra alternativa (já que as condições de trabalho, a despeito do aporte de recursos tecnológicos ter ocorrido, serem as piores possíveis - salvo algumas exceções, notadamente no interior do Estado) que "reter" esses alunos ao longo do curso do Ensino Médio regular (três anos). Alguns alunos chegavam no primeiro ano sem saber que deveriam fazer prova. Não sabiam ler enunciados e não tinham o hábito para a realização de exames e testes. Acreditem, pois trabalho nessas redes há mais de 20 anos (em sala de aula).
Recentemente o vídeo da Professora Amanda (Rio Grande do Norte) ganhou espaço na mídia porque foi postado no Youtube. Aí está um belo exemplo de como as Redes Sociais poderão fazer a diferença para interferirmos na pauta da grande mídia. A educação pública no Rio de Janeiro vai muito mal. Enquanto a questão salarial não for devidamente valorizada e essa valorização se traduzir em recomposição salarial urgente ainda teremos que conviver com esses indicadores absurdos de baixa qualidade. Não se faz educação pública de qualidade sem valorizar o Professor. Não se valoriza, profissionalmente, ninguem sem um salário digno e atrativo.
O Governador, em segundo mandato, e o Prefeito da riquíssima Cidade da Copa e das Olimpíadas, fingem que não sabem disso e tentam fazer omelete sem quebrar os ovos. Enganam a população e os Professores(as) com falsas promessas travestidas de gratificações por desempenho que, além de injustas e inócuas, são migalhas nomeadas de 14 ou 15 (rs rs rs) salários. Uma lástima, um descaso com Profissionais que estão levando a Educação "nas costas", no peito e na dedicação.
Por que será que a Educação Pública no Estado e na Cidade do Rio de Janeiro vão tão mal? Será que não há ligação entre as duas redes? Vejam os dados do IBGE para a população da Região Metropolitana do Rio e vocês poderão perceber o "peso" da Rede Municipal nos indicadores da Educação desse Estado.
Para acrescentar um pitaco a mais na questão salarial, um ponto pouco falado é o do Plano de Carreira ou Plano de Cargos e Salários. A rede municipal (Cidade do Rio de Janeiro) tem um dos PCS mais extorsivos do Brasil. Talvez o pior de todos (não conheço os PCS de outras redes). Aqui, são apenas três níveis e um Professor com vinte anos de carreira ganha um pouco mais do que um iniciante e nunca mais muda de patamar até a sua aposentadoria. Mais uma herança maldita do Cesár Maia que o atual Prefeito apoiou e que agora ainda tem a covardia de propor o fim da paridade entre ativos e inativos (proposta enviada à nossa Câmara de Vereadores que acaba de comprar e devolver dezenas de carros super top de linha para os seus vereadores tão carentes de recursos financeiros). Interessante que esses carros nem fabricados no Estado do Rio de Janeiro eram. Ou seja, nossos vereadores não entendem nada de economia ou não estão preocupados com a geração de emprego e renda no nosso Estado - Cidade.
A nossa Assembléia Legislativa (Professores Estaduais) conseguiu então aprovar a apresentação de dados da Educação Fluminense por parte do Governo do Estado. Céus, até parece que eles estão muito interessados em resolver a nossa questão salarial. Não, não estão nada preocupados com isso. Semana passada realizamos mais uma paralização com audiência com o Governo do Estado intermediada por integrantes da Casa Legislativa. O Governo apresentou a sua proposta: NÃO TEM PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL PARA A CATEGORIA. Lembrem-se: é uma continuidade do Governo anterior. Como não tem proposta? Nos últimos vinte anos tivemos mais de vinte Secretários de Educação no Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Na Rede Municipal estamos na expectativa da informação referente ao único dígito do nosso reajuste salarial. Como sempre aquém da inflação e muito distante de qualquer projeto sério de valorização do Professore dentro uma política séria de promoção ou resgate da qualidade na Educação Pública.
Tudo isso no Estado e na Cidade do Rio de Janeiro, "purgatório da beleza e do caos do Brasil".
Saudações,
Prof. Marcos Bassolli
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Fernando Pessoa no Centro Cultural dos Correios
Fernando Pessoa - Poema em linha reta.
Esse vídeo diz tudo sobre a situação da Educação Pública no Brasil
terça-feira, 17 de maio de 2011
Política Educacional–Campanha Salarial
Tentei enviar, através do link “Fale com o seu deputado”, essa carta ao Deputados Comte Bitencourt, Andréa Busatto, Marcelo Freixo e André Correa. O link não está funcionando. Por que será? Congestionado?
Sou Professor do Estado há mais de 25 anos! Não vejo reajuste no meu salário há muito tempo. Não creio que essa informação tão preciosa seja do desconhecimento do Senhor e dos seus pares nessa casa legislativa.
Não propor reajuste salarial para uma categoria como a nossa, pilar básico para a construção de uma Educação Pública no Estado do Rio de Janeiro, é um escárnio e um deboche por parte do Governo do Estado.
Essa casa legislativa precisa e tem o dever de garantir, através da sua intermediação política, que o governo do estado (note que usei minúsculas)comece a investir na valorização-recomposição salarial do material humano da Secretaria de Educação, a começar pelos seus quadros escolares: professores e funcionários, já que para os diretores o reajuste acaba de ser concedido e é de 100% CEM POR CENTO.
Não se faz educação pública de qualidade sem esse primeiro e decisivo passo. Tereza Porto, ex-secretária, investiu em equipamentos e tecnologia. O atual secretário, Wilson Rizolia, começa investindo em gestão e procedimentos administrativos quando deveria começar a investir no HUMANO - no PESSOAL - no SERVIDOR.
Isso é o que esperamos, isso é o que desejamos, isso é o que a EDUCAÇÃO PÚBLICA desse Estado da Federação (um dos últimos colocados no IDEB) NECESSITA EM TERMOS DE INÍCIO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL séria e comprometida com a construção de uma Educação Pública de Qualidade no Estado do Rio de Janeiro.
Por favor, Senhor Deputado, não nos obrigue a pedir o que pode ser ofertado e, acima de tudo, é o nosso direito.
Professor Marcos Aurélio Bassolli Alves
C.E. Professor Clóvis Monteiro
www.cepcm.blogspot.com
terça-feira, 10 de maio de 2011
Povos Pré-colombianos na Cidade
O exemplo tem que vir de cima.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
sexta-feira, 6 de maio de 2011
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Depoimento de ex-aluno
"Era um colégio público em que os professores não faltavam à toa, tudo funcionava a contento. Havia refeitório, lanche, aula de educação física e mestres maravilhosos. E uma modernidade arquitetônica: não tinha escadas, tinha rampas.
D. Maria Inês era uma verdadeira rainha, no porte e na linha dura. Professora de português sisuda, mas de uma cultura incrível, que ela passava como quem não quer nada, para aqueles adolescentes suburbanos de classe média baixa, mas de mente aberta para o novo. Foi assim que entramos no mundo de Eça de Queiroz, Alexandre Herculano, José de Alencar, Machado de Assis e muitos outros.
Nosso livro de cabeceira (ops), de carteira, era o Roteiro Literário do Brasil e Portugal, de Álvaro Lins e Aurélio Buarque de Holanda.
E ela cuidava de jogar em cima da gente, de vez em quando, coisas sofisticadas, quando nos fez encenar uma história de Hans Christian Andersen – “A Sereiazinha”, com música de Debussy –L’aprés-midi d’un Faune” e bonecos confeccionados em papier machê, pelos alunos. A gente ficava uma arara, com ela, por exigir tanto, mas no fim do curso foi a escolhida como paraninfa da turma.
Professor Abelardo emocionava-se quando alguém lia de maneira impecável uma passagem de sua disciplina, História, premiando o leitor com uma nota 10.
Padre Félix era o mestre de Latim e, entre outros ablativos, nos fez conhecer as maravilhosas fábulas de Fedro, a versão romana de “Esopo”.
Havia ainda o Astrogildo, de Ciências; D. Zuleide, de Geografia, D. Maria José Limoges, de Inglês (num final de ano ela me deu um livro com peças de Shakespeare); professor Jair, de Matemática; professor Oswaldo, de Francês, que colocava “La Vie en Rose” pra gente ouvir. E muitos outros tão bons quanto estes citados.
Alunas e Prof. Astrogildo - 1959
O Clovis Monteiro tinha ainda um terreno enorme, cheio de árvores, algum capim, ar fresco circulando e uns flamboyants escandalosamente lindos. Era um colégio ecologicamente correto e a gente não sabia.
Por tudo isso, nossa turma do ginásio, que se formou em 1959, foi privilegiada. Dela saíram professores, jornalista, designers, advogados (defensores públicos), publicitário, escritor, sociólogo, empresários e até um capitão de mar-e-guerra, entre outras profissões dignas.
Naquele tempo, no Clóvis Monteiro, a escola era risonha e franca! "
Missa de Formatura - Turma de 1959
Esse depoimento foi obtido através de uma postagem, em comentários, de uma ex-aluna. O comentário original está num blog que, naturalmente, publicamos abaixo como referência bibliográfica:
http://rioquemoranomar.blogspot.com/2009/09/outros-tempos-de-escolas.html
Agradecemos outras contribuições que ajudem a resgatar a nossa história de qualidade na Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro. Prof. Marcos Bassolli