sábado, 19 de abril de 2008

Novas TIC´s na Educação: projeto de produção de um vídeo didático sobre DENGUE

A universalização do acesso às novas tecnologias de informação e comunicação pelos estudantes está inserida na permanente construção de uma sociedade onde as relações pessoais e profissionais são cada vez mais “midiáticas”. A explosão do uso do celular, agora cada vez mais multimídia, é um bom parâmetro para a reflexão sobre a universalização do uso das [continuamente] novas tic´s e dos seus reflexos e possibilidades de uso na prática pedagógica. As diversas manifestações culturais também vêm se apropriando dessas novas tecnologias e a educação pública de qualidade passa a requerer não somente o seu uso, mas também uma reflexão crítica sobre a sua linguagem e os seus discursos subjacentes assim como sobre as pré-condições para a sua inserção na prática pedagógica dos professores(as). Essa prática pedagógica, no contexto de uma escola “midiática”, requer ser interdisciplinar, o todo sendo maior que a soma das suas partes. Nessa direção, a prática pedagógica dos Professores(as), pressuposta de forma interdisciplinar, pode ser realizada (operacionalizada) no dia-a-dia da escola a partir de uma reorganização do currículo por projetos, ainda que as condições de gerência do t&e (tempo e espaço) da escola não contribuam efetivamente para isso. A concepção de função do educador que queremos valorizar não se restringe à persuasão ou a transferência de informações, mas aquela que colabora para o exame das bases sociais e ambientais da vida que interferem nas condições de saúde. Partimos da realidade vivida: "Quem já teve dengue?" para depois utilizarmos diferentes mídias para consolidar os conhecimentos adquiridos. A apresentação da peça teatral, a produção de um rap, cartazes e a instalação dos cartazes são formas de contato e incentivo a diferentes formas artísticas de expressão. Os alunos(as) não são apenas consumidores da informação, são agentes, pesquisadores e produtores, em diferentes formas, do conhecimento e da informação. A abordagem interdisciplinar no projeto objetiva a consolidação dos pressupostos conceituais que envolvem a questão da Dengue e das ações de promoção à saúde, eles serviram como base de argumento para a construção de um roteiro para a realização do vídeo didático na forma de reportagem com entrevistas. Argumento O início se dá com uma enquete nas turmas sobre quem teve ou conhece alguém que teve dengue, tabulamos os dados e produzimos uma tabela com os resultados. Depois definimos, no quadro branco da sala de aula e com a participação dos alunos(as): o Que é Dengue? Qual é o seu vetor? Quais são os seus sintomas? O que podemos fazer para impedir o vetor? O que podemos fazer para diagnosticar e tratar a dengue? O que é epidemia e endemia? Utilizamos o "Atlas da Cidade do Rio de Janeiro" para identificar os bairros que apresentam as maiores índices de notificações de dengue. A idéia é construirmos uma dimensão territorial da dengue. Onde, na Cidade do Rio de Janeiro, existem mais e menos casos. Esse mapa será usado nas filmagens. Posteriormente utilizamos a internet para pesquisarmos as palavras chaves: dengue, vetor da dengue, vacinas da dengue, Também deixamos os alunos(as) livres para a pesquisa em diferentes sites sobre o assunto. Dividimos os alunos(as) em grupos, cada grupo irá trabalhar na produção de um produto ou manifestação artística que expresse aquilo que foi estudado: pode ser um cartaz, uma tabela, um painel, um rap, um desenho, um boneco (pode ser um mosquito aedes gigante) ou uma encenação – esquete. Todo esse material poderá ser inserido no vídeo. O roteiro final será construído pelos alunos(as), algumas possibilidades podem ser sugeridas e experimentadas. Gravação de depoimentos de pessoas que já contraíram a dengue com informações relacionadas ao local e as condições ambientais da residência e do entorno (bairro); Gravação de imagens de ambientes com condições favoráveis ao mosquito e depoimentos com especialistas (médicos, pesquisadores, mata-mosquitos, etc) Gravação de imagens de mapas com a localização dos casos de dengue; Gravação de depoimentos de especialistas (médicos, pesquisadores, agentes de saúde) e ações de promoção à saúde e à prevenção da dengue. Em tempo: recebi, através de uma lista de discussão da qual participo http://br.groups.yahoo.com/group/listageografia/ a indicação de um vídeo produzido pelo Laboratório de Produção da Imagem - FIOCRUZ sobre a DENGUE. O endereço é: http://www.fiocruz.br/ccs/templates/htm/template_ccs/aedes_video/aedes_baixa.swf

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