quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
sábado, 8 de fevereiro de 2014
Trânsito e tráfego na Cidade Maravilhosa–Existe planejamento, polícia e política para isso?
Sei não, mas parece que a prefeitura resolveu tornar o trânsito da cidade pior do que o de São Paulo. Pensando bem, ela já conseguiu esse objetivo e até ultrapassou todas os limites de tolerância e calma dos cariocas e dos que aqui vivem e trabalham.
Uma sucessão de obras, inabacabas, sem prazo, sem qualidade e de relevância questionável pipocam por toda a cidade. Tudo ao mesmo tempo agora! O trânsito e o tráfego estão condenados ao imobilismo que gera perdas enormes de petróleo e resíduos que estão indo pro nosso ar. Não custa lembrar que estamos há mais de três semandas sem chuvas. Vai tudo pros ares como também vai a paciência de todos nós.
Para deixar todos mais apreensivos as “obras”, gastos e projetos não estão sendo feitos em metrô, trens ou qualquer outro modo alternativo de mobilidade urbana. São todos baseados no pneu de ônibus. Ciclovias sofrem com a insegurança e a interligação, ciclofaixas não existem, metrô, trens e barcas estão com problemas recursivos e abarrotados de passageiros.
Não está nada fácil viver no Rio de Janeiro em termos de mobilidade urbana.
O resultado dessa falta de planejamento é a proliferação (são milhares) de operadores de tráfego (sic) que ficam soprando sem parar os seus apitos ensurdecendo e enervando ainda mais os cidadãos dessa cidade. Em cada esquina podemos perceber a presença deles. Quem os contratou? Por quanto? Durante quanto tempo? Quem é o responsável por eles? CET Rio?
Outra forma de percebermos essa ausência de política para o trânsito é o uso de cones ou seja lá o que isso é! Vejam as fotos! Quem ganha com isso? A quem pertence tais artefatos?
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014
Igreja de São Francisco de Paula, Largo de São Francisco, centro da cidade.
Fonte: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/imagens/08_AtlasEscolar_2000.pdf
Acesso em 07/02/2014
Onde hoje está a magnífica igreja de São Francisco de Paula, no largo de São Francisco, centro da cidade, era uma das muitas lagoas que existiam na paisagem natural da cidade. A lagoa da Pavuna foi aterrada juntamente com outras lagoas e mangues, mudando radicalmente a paisagem da cidade.
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
Chafariz Praça do Monroe–Mahatma Gandhi–Abandonado
Vejam o estado de abandono em que se encontra esse histórico monumento da Cidade Maravihosa. A Praça Mahatma Gandhi era onde ficava o Palácio Monroe. Veja mais sobre a sua história e o processo da sua demolição em http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=242854
Já a Praça Mahatma Gandhi exibe uma obra prima do ferro fundido: o Chafariz do Monroe, o maior da cidade e um dos maiores do mundo.
O Chafariz do Monroe foi fundido em 1861. Alguns anos depois, o imperador D.Pedro II, durante uma exposição em Viena, se encantou com a obra e resolveu adquiri-la para ornamentar a cidade do Rio de Janeiro. O chafariz foi instalado originalmente na Praça XV. Em 1960, quando da construção da Av. Perimetral, o chafariz foi levado para a Praça da Bandeira e, em 1979, foi transferido para o local onde existiu o Palácio Monroe.
O Chafariz do Monroe impressiona por seu tamanho - tem mais de 10m de altura e pelos efeitos visuais das quedas d'água. No monumento podem ser vistas várias figuras decorativas, como anjos de mármore, estátuas sustentando taças, carrancas de tritões de longas barbas, guirlandas de flores e estátuas de meninos representando a América, a Europa, a Ásia e a África. Fonte: http://www.passeiopublico.com/janela/00chafamonroe.htm acesso em 06/02/2013.
Esse abandono é o abandono da nossa história. Uma contradição a mais dessa administração da Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro.
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Segurança no Aterro do Flamengo?
A segurança no Aterro do Flamengo passa pelo planejamento da atuação da PM e da GM. O que vivenciamos é uma série de equívocos. Será que há planejamento? PM's em bikes circulam em quatro, pra lá e pra cá. Porque não duplas indo e vindo? Grupelhos de GM's (quatro - cinco) ficam parados [estrategicamente inertes] em locais específicos e com hora marcada. Rotas de fuga e acesso da bandidagem são conhecidas: perto do Rio´s - saída Rui Barbosa e perto do hotel Glória nas duas passarelas - saída para Lapa, Glória e Catete. No horário do Cirque du Soleil a segurança é reforçada! Por que?