quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Chafariz Praça do Monroe–Mahatma Gandhi–Abandonado

Chafariz Praça do Monroe

 

Vejam o estado de abandono em que se encontra esse histórico monumento da Cidade Maravihosa. A Praça Mahatma Gandhi era onde ficava o Palácio Monroe. Veja mais sobre a sua história e o processo da sua demolição em http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=242854 Chafariz Praça do Monroe2

Já a Praça Mahatma Gandhi exibe uma obra prima do ferro fundido: o Chafariz do Monroe, o maior da cidade e um dos maiores do mundo.

O Chafariz do Monroe foi fundido em 1861. Alguns anos depois, o imperador D.Pedro II, durante uma exposição em Viena, se encantou com a obra e resolveu adquiri-la para ornamentar a cidade do Rio de Janeiro. O chafariz foi instalado originalmente na Praça XV. Em 1960, quando da construção da Av. Perimetral, o chafariz foi levado para a Praça da Bandeira e, em 1979, foi transferido para o local onde existiu o Palácio Monroe.

O Chafariz do Monroe impressiona por seu tamanho - tem mais de 10m de altura e pelos efeitos visuais das quedas d'água. No monumento podem ser vistas várias figuras decorativas, como anjos de mármore, estátuas sustentando taças, carrancas de tritões de longas barbas, guirlandas de flores e estátuas de meninos representando a América, a Europa, a Ásia e a África. Fonte: http://www.passeiopublico.com/janela/00chafamonroe.htm acesso em 06/02/2013.

Esse abandono é o abandono da nossa história. Uma contradição a mais dessa administração da Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Lembre-se de informar o seu nome e um contato.