sábado, 1 de janeiro de 2011

Reveilon 2011 Copacabana

Muitos comentaram que a queima de fogos desse anos estava surpreendendo pela qualidade, principalmente no canto do Leme onde a direção da brisa limpava o ar.
Posted by Picasa

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Praia do Flamengo

Rio de Janeiro, início de verão 2010-2011. Que cidade espetacular. Lugar de gente simpática, acolhedora e comunicativa.
Posted by Picasa

Cidade Maravilhosa

Bem no canto esquerdo uma parte do centro da Cidade. Ao centro e ao fundo da foto, a Ponte Rio-Nitéroi. Em primeiro plano uma parte da enseada daBaía da Guanabara, Praia do Aterro do Flamengo.
Posted by Picasa

Praia do Flamengo

Nuvens passageiras derramam chuvas também passageiras sobre a Cidade e a paisagem do Rio de Janeiro. Do outro lado da entrada da Baía da Guanabara que um dia foi chamada de Rio de Janeiro, o sol ainda brilha nesse início de verão que tem cores, temperatura e aparência outono-primavera na Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Posted by Picasa

domingo, 26 de dezembro de 2010

Calor na Cidade do Rio de Janeiro

No centro da cidade, em frente à Central do Brasil, muito calor e umidade. Será que vai chover logo mais? Será que o novo radar meteorológico vai nos avisar? E se avisar, o que poderemos fazer?
Posted by Picasa

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Enseada de Botafogo vista do bairro da Urca

Posted by Picasa

Bairro da Urca

Logo ali, o bar Belmonte. Parece até uma foto p&b.
Posted by Picasa

Será que vai chover?

No bucólico bairro da Urca, frequentado por cariocas maneiros, a Cidade Maravilhosa revela no "poente das suas montanhas" o início de uma chuva desse início de verão 2010 - 2011.
Posted by Picasa

Tons de cinza na Cidade do Rio de Janeiro

Lá, do canto do charmosíssimo bairro da Urca, apreciamos a oportunidade do encontro em diferentes bares, restaurantes e suas calçadas.
Posted by Picasa

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Noite quente na Cidade

Esse primeiro dia de verão foi bem quente e abafado aqui na Cidade Maravilhosa de São Jorge, O Guerreiro e de São Sebastião do Rio de Janeiro. Durante o dia a sensação era de uma calor quente e úmido. Em vários pontos da cidade os termomêtros marcaram mais de 35 graus. A sensação térmica era de "Rio 40 graus", tendência para os próximos quatro meses. No SAARA as ruas fervilhavam de consumidores que buscavam comprar as suas lembranças e presentes para os mais queridos. De noite as ruas do centro vão ficando desertas e os seus frequentadores são outros que buscam os bares e a vida noturna dos bares do centro, Lapa e arredores. Rio Cidade Marvilhosa nesse verão de 2010 - 2011.
Posted by Picasa

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Seu lugar no mundo com o Google Earth. Uma aula para EJA - Educação de Jovens e Adultos

PCRJ/ SME/CREJA – Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos
Mostra pedagógica 2010
Seu lugar no mundo com o Google Earth®[1]
A idade do nosso planeta gira em torno de 4, 5 bilhões de anos (quatro bilhões e quinhentos milhões ou 4.500.000.000). A nossa idade no planeta é bem mais recente. A idade das nossas civilizações é mais recente ainda. O homem está há pouquíssimo tempo na história nosso planeta.
As questões relativas ao espaço e ao tempo sempre estiveram presentes na história humana. Nos primórdios da sua existência, situar-se no tempo e no espaço era também uma questão para a própria sobrevivência do ser humano. A observação e a percepção da passagem do tempo e as suas manifestações na paisagem foram importantes para a Revolução Agrícola, fator importante para a Divisão Social do Trabalho e surgimento das primeiras civilizações.
Oitenta mil anos após a conquista do fogo, nessa passagem de final do século XX para essa primeira década do século XXI, vivenciamos o advento e a consolidação das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação como novas e ampliadas possibilidades de percepção do tempo e do espaço. As imagens de satélites se multiplicaram, passamos a ver o nosso planeta, a nossa casa, de formas cada vez mais nítidas, em ângulos e detalhes jamais vistos.
Da mesma forma, com o telescópio Hubble e as sondas espaciais, ampliamos também a nossa capacidade de ver e perceber “para fora da Terra”, para o espaço e tempo ampliados da nossa galáxia e do universo.
O primeiro momento do nosso exercício consiste na exibição de uma apresentação de slides que contempla esse olhar “para fora da Terra”. São imagens do Hubble e comparações do tamanho de planetas e estrelas que propõem questionamentos referentes aos conceitos de tempo e espaço. Onde estamos no universo? Como a Terra, o nosso planeta e a nossa casa, é pequena e especial!
No segundo momento, vamos utilizar a internet através do computador e um aplicativo específico, o Google Earth®, para “olharmos para o nosso planeta Terra”, para a nossa casa e a nossa escola. Vamos trabalhar com a localização, identificar os seus oceanos e continentes. Vamos poder perceber como o espaço vem sendo ocupado de diferentes formas pelo trabalho do homem. Vamos ver a ocupação urbana de forma ordenada e planejada e também ver a ocupação urbana desordenada, assim vamos poder refletir sobre as desigualdades na ocupação do espaço no nosso planeta Terra, na nossa Cidade e no nosso lugar.

[1] Professor Marcos Aurélio Bassolli Alves

Plano Nacional de Educação

EMC 59/2009 (EMENDA CONSTITUCIONAL) 11/11/2009

Situação:
NÃO CONSTA REVOGAÇÃO EXPRESSA

Chefe de Governo:
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Origem:
LEGISLATIVO

Fonte:
D.O.U. DE 12/11/2009, P. 8

Link:
texto integral

Ementa:
ACRESCENTA PAR. 3° AO ART. 76 DO ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS PARA REDUZIR, ANUALMENTE, A PARTIR DO EXERCÍCIO DE 2009, O PERCENTUAL DA DESVINCULAÇÃO DAS RECEITAS DA UNIÃO INCIDENTE SOBRE OS RECURSOS DESTINADOS À MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE QUE TRATA O ART. 212 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL,DÁ NOVA REDAÇÃO AOS INCISOS I E VII DO ART. 208, DE FORMA A PREVER A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE QUATRO A DEZESSETE ANOS E AMPLIAR A ABRANGÊNCIA DOS PROGRAMAS SUPLEMENTARES PARA TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, E DÁ NOVA REDAÇÃO AO PARÁGRAFO 4° DO ART. 211 E AO PARÁGRAFO 3° DO ART. 212 E AO CAPUT DO ART. 214, COM A INSERÇÃO NESTE DISPOSITIVO DE INCISO VI.

Referenda:
CONGRESSO NACIONAL - CN

Alteração:

Correlação:

Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI.

Para não falarmos ainda em Natal e Ano Novo, um pouco do que os nossos políticos andam fazendo com a Educação.

Depois de ler e navegar um pouco pelos links e seus contéudos vinculados ainda não consegui entender direito essa “progressiva Desvinculação das receitas da União incidentes sobre os recursos…”.

Mais um pouco de leitura e podemos destacar:

  • Enquadramento idade-série. Educação Básica obrigatória dos 4 aos 17 anos. Educação básica = EF+EM.

Por ora vou ficando por aqui. O fato é que o PNE saiu da pauta de votação e agora diferentes “entidades” representativas de sinficatos, confederações… estão divulgando o fato e as suas versões, a lista é grande, vejamos:

Ação Educativa

ActionAid Brasil

Cedeca CE (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará)

Centro de Cultura Luiz Freire

CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)

Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Mieib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil)

MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação)

Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação)

Para finalizar de vez, continuo sem conseguir saber direito se essas propostas serão efetivamente sentidas de forma positiva lá no chão da nossa Educação-Colégio.

O que um PNE deve propor e conter? Quais as suas sugestões? Deixe o seu comentário, não se esqueça do seu nome.

Publicado por mbassolli@prof.educacao.rj.gov.br – Prof. Marcos Bassolli

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Corrida no Aterro

Posted by Picasa

domingo, 5 de dezembro de 2010

Chuva forte na noite da Cidade

Já são 23:00 horas e a chuva parece que vai parar...os alagamentos estão por toda a parte. O trânsito parado.
Posted by Picasa

Instalação no MAM

Quem passar pelo MAM – Museu de Arte Moderna pode dar uma conferida nessa instalação com balões transparentes.

DSCN0370

Com a máquina na mão, algumas fotos podem ficar bacanas.

DSCN0373

O vento mexe constantemente com os balões.

DSCN0377  DSCN0381  DSCN0378