quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Manhã de chuva em vários pontos da cidade nesta manhã de terça-feira.

Manhã de chuvamanhã de chuva2

Com a umidade vinda do mar, a cidade amanheceu com chuvas em vários lugares. Bom para a natureza, bom para as árvores e gramados da cidade que estão ressecados com a longa estiagem de janeiro-fevereiro. Bom também para a qualidade do ar e a qualidade de vida dos que aqui vivem e trabalham.

Na imagem de satélite ao lado podemos “ver” a umidade sobre o mar, resquício da frente fria.

Fonte: http://www.inmet.gov.br/projetos/sepis/GOES12/AMERICA_SUL/AS12_IV201402190830.jpg Acesso em 19/2/14.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Trânsito infernal na cidade no primeiro dia útil após mudanças no centro da cidade.

Trânsito na AvChile1

Na avenida Chile, o trânsito caótico nos dois sentidos nesse final da manhã.

Choveu ontem na cidade, a grama e as árvores do Aterro do Flamengo agradecem.

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domingo, 16 de fevereiro de 2014

Nova ciclovia no centro da cidade.

Nova ciclovia1novaciclovia2

Muito bom, parabéns mesmo. Agora, precisamos de bicicletários, não é prefeitura? Onde vamos guardar as bicicletas? Precisamos também de intensa fiscalização para que a ciclovia não seja ocupada por carros! Precisamos de SEGURANÇA  na ciclovia (Aterro do Flamengo, notadamente) e ciclofaixas!

Essa ciclovia liga o Aterro do Flamengo até o Edifício Garagem e Praça XV. Ajustes precisam serem feitos. Elas acabam no “nada”. Precisamos melhorar.

Bonsais na Chácara Tropica, Barra da Tijuca.

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Vale a visita à Chacara Tropical, pertinho do Itanhangá golfe Clube.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Trânsito e tráfego na Cidade Maravilhosa–Existe planejamento, polícia e política para isso?

Sei não, mas parece que a prefeitura resolveu tornar o trânsito da cidade pior do que o de São Paulo. Pensando bem, ela já conseguiu esse objetivo e até ultrapassou todas os limites de tolerância e calma dos cariocas e dos que aqui vivem e trabalham.

Uma sucessão de obras, inabacabas, sem prazo, sem qualidade e de relevância questionável pipocam por toda a cidade. Tudo ao mesmo tempo agora! O trânsito e o tráfego estão condenados ao imobilismo que gera perdas enormes de petróleo e resíduos que estão indo pro nosso ar. Não custa lembrar que estamos há mais de três semandas sem chuvas. Vai tudo pros ares como também vai a paciência de todos nós.

Para deixar todos mais apreensivos as “obras”, gastos e projetos não estão sendo feitos em metrô, trens ou qualquer outro modo alternativo de mobilidade urbana. São todos baseados no pneu de ônibus. Ciclovias sofrem com a insegurança e a interligação, ciclofaixas não existem, metrô, trens e barcas estão com problemas recursivos e abarrotados de passageiros.

Não está nada fácil viver no Rio de Janeiro em termos de mobilidade urbana.

cone1cone2

O resultado dessa falta de planejamento é a proliferação (são milhares) de operadores de tráfego (sic) que ficam soprando sem parar os seus apitos ensurdecendo e enervando ainda mais os cidadãos dessa cidade. Em cada esquina podemos perceber a presença deles. Quem os contratou? Por quanto? Durante quanto tempo? Quem é o responsável por eles? CET Rio?

Outra forma de percebermos essa ausência de política para o trânsito é o uso de cones ou seja lá o que isso é! Vejam as fotos! Quem ganha com isso? A quem pertence tais artefatos?

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Igreja de São Francisco de Paula, Largo de São Francisco, centro da cidade.

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Fonte: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/imagens/08_AtlasEscolar_2000.pdf

Acesso em 07/02/2014

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Onde hoje está a magnífica igreja de São Francisco de Paula, no largo de São Francisco, centro da cidade, era uma das muitas lagoas que existiam na paisagem natural da cidade. A lagoa da Pavuna foi aterrada juntamente com outras lagoas e mangues, mudando radicalmente a paisagem da cidade.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Neste calor tórrido na Cidade Maravilhosa, vamos tomar certos cuidados com os nossos bichanos!

Cuidados com o cão

Pesca de arraia no canal da Escola Naval.

Arraia2Arraia3

Arraia1

O pessoal vai pra pescar robalo. Ontem as arraias apareceram por lá!

Por sol na Cidade Maravilhosa.

Por do sol1Por do sol2

Chafariz Praça do Monroe–Mahatma Gandhi–Abandonado

Chafariz Praça do Monroe

 

Vejam o estado de abandono em que se encontra esse histórico monumento da Cidade Maravihosa. A Praça Mahatma Gandhi era onde ficava o Palácio Monroe. Veja mais sobre a sua história e o processo da sua demolição em http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=242854 Chafariz Praça do Monroe2

Já a Praça Mahatma Gandhi exibe uma obra prima do ferro fundido: o Chafariz do Monroe, o maior da cidade e um dos maiores do mundo.

O Chafariz do Monroe foi fundido em 1861. Alguns anos depois, o imperador D.Pedro II, durante uma exposição em Viena, se encantou com a obra e resolveu adquiri-la para ornamentar a cidade do Rio de Janeiro. O chafariz foi instalado originalmente na Praça XV. Em 1960, quando da construção da Av. Perimetral, o chafariz foi levado para a Praça da Bandeira e, em 1979, foi transferido para o local onde existiu o Palácio Monroe.

O Chafariz do Monroe impressiona por seu tamanho - tem mais de 10m de altura e pelos efeitos visuais das quedas d'água. No monumento podem ser vistas várias figuras decorativas, como anjos de mármore, estátuas sustentando taças, carrancas de tritões de longas barbas, guirlandas de flores e estátuas de meninos representando a América, a Europa, a Ásia e a África. Fonte: http://www.passeiopublico.com/janela/00chafamonroe.htm acesso em 06/02/2013.

Esse abandono é o abandono da nossa história. Uma contradição a mais dessa administração da Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro.