quarta-feira, 16 de abril de 2008

Botafogo vence o Flamengo

Em mais uma vitória maiúscula o Botafogo aplicou um chocolate de 3 a zero no Flamengo e agora vai fazer a final da Taça Rio contra o Fluminense no próximo domingo. O vencedor dessa partida fará a final do Campeonato Carioca 2008 contra o Flamengo, vencedor do 1º turno - Taça Guanabara. E nínguem cala esse nosso amor....

terça-feira, 8 de abril de 2008

Poluição visual na Cidade do Rio

A semana começou com chuva na Cidade do Rio o que deixou o trânsito na Linha Vermelha mais pesado ainda. No entanto, com chuva ou sol, a magnífica paisagem da Cidade é emporcalhada por esses paquidermes da fúria mercadológica conhecidos como "outdoors". Ilegais e imorais eles continuam espalhados pela cidade e nínguem toma providência para o seu fim definitivo. Não custa nada lembrar que a Linha Vermelha é uma das principais vias de acesso à Cidade ligando o Aeroporto Internacional do Galeão à Zona Sul (Copacabana, Ipanema, Gávea, Leblon, etc). Não é um bom cartão de visita, não é mesmo?
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segunda-feira, 7 de abril de 2008

Educação de Qualidade e valorização do Professor.

Saudações Educativas aqui da Cidade Maravilhosa de São Jorge, o Guerreiro e de São Sebastião do Rio de Janeiro, O Professor(a) precisa ser valorizado e essa valorização precisa começar pelo valor da sua hora/aula. Não dá mais para engolir o discurso de que o Estado (seja ele municipal, estadual ou federal) não tem condições de bancar um reajuste substancial no valor da hora/aula do Professor(a). Não dá mais para o professor(a) ganhar de R$ 5 a R$ 10 reais por hora aula! Quanto ganha um Professor(a) do Estado de São Paulo ou do Rio de Janeiro em hora aula? Quanto ganha um Professor do Município de São Paulo ou do Rio de Janeiro em hora aula? Outra questão crucial para a valorização do Professor e para a qualidade da Educação Pública é o número máximo de alunos em sala de aula. Não dá para falar em qualidade na educação com turmas de 40 ou mais alunos. Sei que existem municipalidades desse imenso Brasil que podem não se enquadrar nesse pressuposto, mas somos uma República Federativa e, nesses casos, o Governo Federal poderia intermediar o alcance desse objetivo. O governo até esboçou alguma ação nessa direção ao tentar o piso nacional para os Professores. Só que esse piso de R$ 800,00 para uma jornada de 40 horas semanais significa um valor de R$ 5,00 a hora/aula. Recursos para isso existem, ou alguém ainda duvida disso? Outra situação que muito contribui para a perda da qualidade na Educação Pública diz respeito ao tempo de permanência do aluno na Escola. Os atuais modelos de gestão do tempo e espaço na escola impõem uma carga horária mínima de apenas um turno, ou seja, de 4 a 5 horas diárias na escola. Isso é muito pouco e também contribui para uma grade curricular atrofiada que pressupõe apenas dois tempos de aulas semanais para Geografia, História, Biologia, Química e Física (Estado do Rio de Janeiro). O que estamos percebendo e concebendo, porque vivemos na escola, é que os programas educacionais para a Educação Pública, decorrentes da implantação de uma política educacional, quando inscritos na rubrica “valorização” do Professor(a), estão direcionados, quando estão, a apenas equipar as escolas com laboratórios de informática e ponto final. Equipar uma escola com um laboratório de informática pode ser, na maioria dos casos, usar um “elefante para matar uma formiga”. Não basta colocar um laboratório [de informática] na escola sem antes capacitar os professores para o seu uso. Um laboratório de informática não é a mesma coisa que um laboratório de informática educativa. Mesmo quando alguns professores são capacitados, o uso do LIED é reduzido porque as condições de gerência do tempo e espaço na escola dificultam o seu uso na prática pedagógica. Como levar uma turma de 45 alunos para um laboratório com dez computadores? Como inserir atividades naquela sala de aula com dois tempos de aulas semanais por turma? Como inserir o uso do li se o aluno fica apenas 4 horas e meia na escola? Antes que apareça alguém dizendo que isso é possível, queremos afirmar, com todas as letras, que é necessário um Professor(a) capacitado para a sua gerência. Nessa gerência também está incluído o suporte à prática pedagógica dos demais professores e a capacitação de Professores e alunos para o uso educativo daquela sala de aula, transformando assim um laboratório de informática num laboratório de informática educativa e contribuindo decisivamente para a inclusão digital. Um laboratório de informática educativa é uma sala de aula em que a proposta interdisciplinar pode acontecer. Ela converge as mídias, ou seja, não é só a informática, é também a imagem, o som e as suas possibilidades de uso na prática pedagógica. Ela é uma sala de aula que de fato liga a escola, o ponto, ao mundo, a rede.

Muita chuva no Rio de Janeiro

Conforme podemos ver nessa composição de imagens de satélite há uma grande massa de nuvens que ainda se concentram sobre o Rio de Janeiro.
A composição de imagens pode ser obtida em http://www.ssec.wisc.edu/data/comp/latest_cmoll.gif
Na imagem também podemos ver, além da cobertura de nuvens, a temperatura dos oceanos com as suas correntes marítimas frias e a temperatura dos continentes. Notem como o hemisfério norte começa a ser aquecido como resultado da maior incidência dos raios solares.

São as águas de abril fechando o verão.

A chuva que cai desde sábado na Cidade do Rio de Janeiro provavelmente marca o fim do verão 2008. Na imagem do satélite GOES podemos observar a grande nuvem (de chuva) que está sobre a região metropolitana do Rio.
Vamos torcer para que essa chuva não cause nada mais dos que os transtornos do trânsito e redobrar a nossa atenção quanto aos focos do mosquito da Dengue.
A imagem pode ser obtida no endereço do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET em www.inmet.gov.br

sábado, 5 de abril de 2008

Praia de Copacabana

Uma das praias mais famosas do mundo, Copacabana tem uma grande extensão de areia onde há espaço para os banhistas, o volei e o futebol de praia e as sempre presentes e muitas vezes contestadas barracas para a venda de bebidas. As bandeiras dos times de futebol do Rio sempre ajudam a revelar o "espírito carioca".
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Legado do Pan 2007.

Essas palafitas que enfeiam a paisagem natural da Enseada da Marina da Glória atestam a voracidade com que os espaços públicos são apropriados de forma ilegal aqui na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro. A obra foi embargada pelo IPHAN mas as palafitas continuam lá.
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segunda-feira, 31 de março de 2008

Fábrica de dinheiro=Linha Amarela

Cidadãos do Rio de Janeiro, uni-vos para debater essa exploração sem tamanho e sem limite que é o pedágio da Linha Amarela. Paga-se e muito, R$ 3,65 para carros de passeio, para ir e vir. Vejam, se você vai à praia da Barra num sábado ou domingo você vai gastar 3,65 para ir, mais 3,65 para voltar e mais o valor do estacionamento na praia. R$ 9,30 só para ir à praia. Até onde vai a ganância e a falta de limites para a cobrança desse pedágio? Onde está o poder público que permite essa cobrança? Ela é justa? Você concorda com ela?
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sexta-feira, 21 de março de 2008

Dengue no Rio de Janeiro

O vetor da dengue é o mosquito aedes. Na sua procriação devemos concentrar as ações de combate à doença. Sem as condições para a sua reprodução eliminamos o mosquito, o vetor e a doença. Daí a importância do trabalho do catador das embalagens plásticas já que elas propiciam as condições ideais para o ciclo de reprodução do mosquito. Não custa nada lembrar que esse ciclo é acelerado proporcionalmente com a ocorrência das chuva [de verão] e do aumento da temperatura.
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Dengue no Rio de Janeiro

Essa é uma pequena amostra do resultado do trabalho do Sr. Wilson. Aqui o lixo plástico já foi catado, selecionado e arrumado para o transporte até o comprador. Todo esse plástico foi trazido pela maré e acumulado na faixa de areia da praia. A baía da Guanabara recebe esse tipo de lixo todos os dias, lixo plástico trazido pelos rios que passam pela sua bacia de drenagem após serem "jogados" como lixo indevidamente nas ruas.
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Dengue no Rio de Janeiro

Este é o Sr. Wilson, catador de lixo, no seu trabalho árduo sob o sol e o calor desse final de verão numa praia da Ilha do Fundão. Seleciona e cata lixo plástico para vender a R$ 0,20 o quilo. Como o plástico não pode ser comprimido como as latas o volume da sua coleta-trabalho é significativo. Como significativo também é o resultado desse esforço na aparência do meio ambiente. Se mais cem Senhores Wilsons nós tivéssemos mais rapidamente essa praia e enseada belíssimas estariam. Não que eu considere essa a solução para esse problema. Penso que precisamos avançar e sair da inércia que nos levou a sermos o país dos catadores de latinhas de alúminio, e agora dos plásticos. A solução é mais ampla que o trabalho do Sr. Wilson. Ah, o que a Dengue tem com isso? Bem, é que o trabalho do Sr. Wilson retira do meio ambiente uma quantidade significativa de locais propícios à proliferação do vetor da dengue - o mosquito Aedes.
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segunda-feira, 10 de março de 2008

Projeto Interdisciplinar - Declaração Universal dos Direitos Humanos. Estatutos do Homem

Os Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente)A Carlos Heitor Cony Artigo I Fica decretado que agora vale a verdade. agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira. Artigo II Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo. Artigo III Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança. Artigo IV Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu. Parágrafo único: O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino. Artigo V Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa. Artigo VI Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora. Artigo VII Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo. Artigo VIII Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor. Artigo IX Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura. Artigo X Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco. Artigo XI Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã. Artigo XII Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela. Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor. Artigo XIII Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou. Artigo Final. Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem. Santiago do Chile, abril de 1964 Thiago de Mello thiago.de.mello@uol.com.br Informações e letra obtidas em: ttp://www.revista.agulha.nom.br/tmello.html com acesso em 10 de março de 2008, a partir de www.google.com.br através da pesquisa "Estatutos do Homem".

Apontamentos para a percepção e concepção do trabalho interdisplinar na Educação.

Neste ano trabalharemos nas escolas com projetos interdisciplinares referentes a muitos fatos e datas significativas. Olimpíadas de Pequim, Dia Internacional da Mulher, 50 anos de Bossa [sempre] Nova, 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 200 anos da chegada da Famíllia Imperial no Brasil são alguns exemplos. A universalização do acesso às novas tecnologias de informação e comunicação pelos estudantes está inserida na permanente construção de uma sociedade onde as relações pessoais e profissionais são cada vez mais “midiáticas”. A explosão do uso do celular, agora cada vez mais multimídia, é um bom parâmetro para a reflexão sobre a universalização do uso das [continuamente] novas tic´s e dos seus reflexos e possibilidades de uso na prática pedagógica. As diversas manifestações culturais também vêm se apropriando dessas novas tecnologias e a educação pública de qualidade passa a requerer não somente o seu uso, mas também uma reflexão crítica sobre a sua linguagem e os seus discursos subjacentes assim como sobre as pré-condições para a sua inserção na prática pedagógica dos professores(as). Essa prática pedagógica, no contexto de uma escola “midiática”, requer ser interdisciplinar, o todo sendo maior que a soma das suas partes. Nessa direção, a prática pedagógica dos Professores(as), pressuposta de forma interdisciplinar, pode ser realizada (operacionalizada) no dia-a-dia da escola a partir de uma reorganização do currículo por projetos, ainda que as condições de gerência do t&e da escola não contribuam efetivamente para isso. A concepção de função do educador que queremos valorizar não se restringe à persuasão ou a transferência de informações, mas aquela que colabora para o exame das bases sociais e ambientais da vida que interferem nas condições de saúde.

domingo, 9 de março de 2008

Apropriação privada do espaço público. Descaso e abandono. Enseada da Glória.

A obra foi embargada pelo IPHAN e pela opinião pública, seguiu-se o seu abandono mas as estacas e o canteiro de obras ainda estão lá oferecendo perigo e impedindo a vista da paisagem pelos cidadãos cariocas, ou não, que frequentam o lugar.
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Apropriação privada do espaço público, nem a Baía da Guanabara escapa

Mais um domingo de sol e calor na cidade. Cariocas de todas as partes do Brasil vão para as ruas, parques, praças e praias. Na Marina da Glória, um dos mais belos recantos dessa cidade, ainda estão cravados os alicerces do que seria mais uma apropriação privada de um espaço público. Aqui, com a desculpa da necessidade de se construir as instalações para as provas náuticas do Pan Rio 2007, fincaram essas pilastras para essa obra que foi devidamente embargada pelo IPHAN. Não sem antes haver muita "briga" na jsutiça e na mídia. O pan já se foi mas esse acinte continua a nos lembrar da ganância que envolve o uso do solo na Cidade. Nesse mesma fotografia podemos ver as "tendas" que privatizam o outro lado da enseada, local da Marina da Glória.
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