sábado, 11 de outubro de 2014

Onde vai para essa parte da ciclovia? Onde estão as placas informativas dessa obra?

Obra na ciclovia1Obra na ciclovia2Obra na ciclovia3

Não sabemos onde vai dar essa “obra” na ciclovia e no final da Praia de Botafogo. Difícil acreditar mas é mais uma obra da Prefeitura que não tem placa indicativa e informativa do que se trata. Nem mesmo os funcionários têm uniforme ou parecem ser contratados formalmente! Onde vai dar essa ciclovia?

Vamos deixar os nossos monumentos naturais e culturais limpos?!

Estácio1

Com a desculpa do Dia das Crianças a Estácio de Sá, empresa privada da área da educação colocou (com autorização da Prefeitura) progaganda no monumento à Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo.

Imagine então que o Pão de Açúcar (rede de supermercados também poderá colocar a sua propaganda no nosso monumento natural, será? Claro que não! Então no monumento à Estácio de Sá também não pode, ou pode?

Pior é que a Estácio não faz nada para manter ou cuidar do monumento à Estácio de Sá, trata-se apenas de oportunismo mercadológico raso e feio! Essa prefeitura, se autorizou, deveria rever isso! Quem autorizou? Por que?Estácio2

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Fãs de A. Mahone no VIVO Rio.

A.Mahone_Rio

Galera teenager enfrenta o sol forte no início dessa manhã de primavera na Cidade Maravilhosa de São Jorge, o Guerreiro e de São Sebastião do Rio de Janeiro para garantir o ingresso para espetáculo de Austin Mahone no Vivo Rio!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Rua do Senado fechada para obras, mais uma vez!

Obra na Senado1Obra na Senado2

Mais uma vez a Rua do Senado está fechada para obras. Mais uma vez no mesmo lugar, i.e., esquina com a Rua dos Inválidos.

Aliás, a Rua dos Inválidos é testemunho que a discriminação do poder público também pode estar presente numa mesma rua e não somente entre as regiões da cidade.

A histórica rua dos Inválidos foi revitalizada apenas numa parte. Novo padrão de calçamento e área para os pedestres caminharem, nova iluminação e novos fluxos no seu subsolo parecem garantir os benefícios da modernidade para os seus moradores e usuários. Ao contrário, a “outra” parte está degradada, não tem nem mesmo calçada para o pedestre andar. Ah, o pedestre, essa figura parece não ser importante para a atual gestão da cidade.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Antigo e moderno na Cidade Maravilhosa

Antigo e modernoAntigo e moderno2

Seja o vendedor de caranguejo ou a tração humana para entregas, o espaço do centro e de outros bairros da Cidade Maravilhosa convive com a modernidade e outras formas tradicionais-históricas de vida.

E você, já testemunhou algo parecido? Deixe aqui o seu comentário.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

Trabalho aprovado para “apresentações especiais”.

Modelos de EaD e o planejamento, implementação e gestão da EaD para Jovens e Adultos na Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro
Marcos Aurélio Bassolli Alves - UFF & UERJ

Contexto EJA – Educação de Jovens e Adultos e a modalidade EAD. Dados da PNAD 2009 apontam, nas condições de vida da população brasileira, que o conjunto de pessoas que frequentava os cursos de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos era de 2,1 milhões de pessoas. Destes, 78,3% estão em classes do segundo segmento do Ensino Fundamental e Médio. Apesar do avanço e consolidação das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação e as suas aplicações no campo da Educação a Distância (Educação on Line) ainda é significativo o número de cidadãos que estão, por diferentes motivos, fora da escola e impedidos de continuar seus estudos no sistema regular de ensino. A EJA – Educação de Jovens e Adultos, modalidade da Educação Básica, insere-se no processo permanente de aprendizagem do adulto, condição básica para cidadania e inserção no mercado. (GADOTTI, 2014) Ao mesmo tempo, diferentes autores apontam um crescimento exponencial e até explosivo da EAD no Brasil (MATTAR, 2014), notadamente a partir da consolidação e universalização do acesso às [novas] TIC´s. Historicamente, da mesma forma que identificamos esse crescimento também percebemos uma maior complexidade decorrente da formulação e desenvolvimento de diferentes modelos de EAD. Tal complexidade e alcance da EAD demandam maiores estudos teóricos sobre os seus modelos, roteiros e processos de ensino aprendizagem (MATTAR, 2014). A EAD, mais do que uma forma de ensino, deve ser vista como uma estratégia de política pública possível para a ampliação da Educação de Jovens e Adultos garantindo assim o direito de todos à educação. EAD no CREJA – Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos, primeiro passo na expansão para as escolas exclusivas de EJA na Rede Pública da Cidade do Rio de Janeiro. Polo de atendimento presencial; Design Didático do material impresso; Mediação tecno-pedagógica; Aulas presenciais interdisciplinares; Tutoriais presenciais; Provas presenciais. Parceria com a Fundação Trompowsky – Exército Brasileiro - AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle®. Fóruns – Comunicação síncrona; Tutoria a distância; Flash das aulas/disciplinas; Exercícios específicos com gabaritos comentados; Atividades específicas das aulas interdisciplinares presenciais; Resultados alcançados e ações futuras; Avalição institucional; Distância transacional x motivação x desistência

Professor&Escola&TICs

Professor: a tecnologia pode ser uma aliada durante a aula

07/07/2014

Quer levar o século XXI para a sala de aula, mas não sabe como? Conheça algumas dicas


4

ImprimirImprimirEnviar a um amigo EnviarPDFPDF


Fonte: Shutterstock

Fonte: Shutterstock

Integrar a tecnologia a sua aula pode dinamizar o conteúdo e, consequentemente, atrair seus alunos

Vivemos num mundo digital, não há dúvida nenhuma quanto a isso. No entanto, não são todos os professores que aderiram a essa tendência, embora ela dinamize as aulas eatraiam os alunos. Veja alguns conselhos para usar a tecnologia a seu favor para incentivar o aprendizado dos estudantes.

Leia também:
» Professor: entenda a importância de saber lidar com a tecnologia
» 4 tipos de ferramentas online que devem ser utilizadas na educação
» Conheça algumas ferramentas educativas


1 – Integre a sua aula novas ferramentas digitais

Aplicativos, videoaulas, sites interativos, games. As possibilidades são muitas e é interessante que você esteja aberto a conhecê-las e, se eficientes, apresentá-las aos seus alunos. Porém, não exagere. Lembre-se que as tecnologias devem ser usadas para facilitar a compreensão dos alunos, não complicá-la.

2 – Use as redes sociais

Conheça os sites que seus alunos usam para se comunicar e veja se não há como usá-los para estender o conhecimento deles sobre determinado assunto. Por exemplo, por que não criar um grupo no Facebook para a sala? Assim, você poderia compartilhar conteúdos complementares a última aula que você deu.

3 – Você é um cidadão digital

Embora seja favorável ter um bom relacionamento com os estudantes, não ultrapasse os limites compartilhando aspectos da sua intimidade com eles na rede. Você mais que um educador, é um cidadão digital. Se você não aborda esse assunto pessoalmente nas aulas, não é na rede que esse comportamento será considerado apropriado.


Fonte: Universia Brasil

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/07/07/1100216/professor-tecnologia-pode-aliada-durante-aula.html

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Mais um depósito de comida e carrinhos dos ambulantes é “estourado” pela Prefeitura no centro da cidade.

Num jogo de gato-e-rato a prefeitura descobriu mais um depósito clandestino com comidas e carrinhos dos ambulantes. Dessa vez foi na tradicional rua do Lavradio. Antes fora na também tradicional rua do Senado. Os ambulantes alegam que precisam trabalhar e para isso necessitam deixar os carrinhos perto do centro. A Prefeitura, zelando pela saúde pública, constata a precariedade das instalações para armazenamento de comida. Solução?! Até agora não. O jogo de gato-e-rato vai continuar.

Depóstico ilegal 1Depóstico ilegal 2

E privatizaram a praia do Flamengo para o evento teste de regata na baía de Guanabara!

Olimpíada 1_praia do fla3Olimpíada 1_praia do fla4Olimpíada 1_praia do fla5.jpg.crdownload

terça-feira, 29 de julho de 2014

Tempo instável na Cidade Maravilhosa!

Pão de Açúcar_tempo instável

Pare, não entre. Aqui agora é do público exclusivo das olimpíadas!

Olimpíada 1_praia do fla2

Vamos abocanhar um pedaço do espaço público em nome das olimpíadas? Aterro do Flamengo–Marina da Glória.

Olimpíada 1_praia do fla1

Não há necessidade de usurpar um pedaço da praia e da área pública do Aterro do Flamengo do convívio dos seus cidadãos em nome de um evento teste para as olimpíadas, no caso uma regata. Isso é lesivo e abre precedente para o que já vivenciamos para o Pan 2007 onde a mesma área ficou restrita ao uso do povo e ocupada de forma imoral e ilegal por mais de 8 anos! Aqui mesmo no blog temos registros dessa ocupação. Será que nas olimpíadas vamos ter que passar por esse constrangimento? Mais ainda, o poder público garante a limpeza, a maquiagem, a manutenção e até a segurança!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

domingo, 20 de julho de 2014

Nefasto “legado” do Pan 2007!

Quase dez anos depois, começa a retirada dos pilares e estrutura que foram instalados e avançaram ilegalmente no espelho d’água da enseada da Glória – Baía de Guanabara. Fruto da ganância imobiliária de grupelhos que devoram o espaço público da Cidade Maravilhosa, essa estrutura infelismente não está sendo retirada por cuidado com a Baía, parece que a Marina da Glória está “de olho” no pedaço. Vamos acompanhar pra ver!

Legado do Pan1Legado do Pan2Legado do Pan3

quarta-feira, 16 de julho de 2014