domingo, 7 de junho de 2009
Cotas de acesso à Educação Pública.
O Estado do Rio de Janeiro é um dos precursores na implantação do sistema de cotas de acesso às Universidades e Colégios Públicos.
Venho acompanhando esse importante debate sobre as cotas de acesso às Universidades e às Escolas Públicas.
Nos últimos vinte ou trinta anos assistimos ao desmanche continuo da qualidade da Educação Pública nos segmentos do EF e do EM.
É verdade que algumas poucas instituições públicas, que trabalham com esses segmentos, conseguiram, com grandes dificuldades, resistir a esse desmanche e manter os seus parâmetros dequalidade.
Isso criou uma situação meio que absurda. Os alunos estudavam em escolas privadas, durante o EF e no EM, depois “passavam” no vestibular para as Universidades Públicas. Já os alunos das Escolas Públicas quando tentavam o vestibular para uma Universidade Pública levavam uma bomba e tinham que tentar o “crédito educativo” para pagar uma Universidade Privada.
Penso que o sistema de cotas deva ser limitado à origem dos alunos (Escola> Pública) e também por um determinado tempo (anos) até que consigamos reverter o desmanche e tornar a Educação Pública de Qualidade para todos.
Esse sistema de cotas já vem sendo adotado no acesso ao Colégio Pedro II, aos CAP´s da UERJ e da UFRJ e também no acesso à UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
E você, já tem opinião formada a respeito desse importante assunto?
Já votou na nossa enquete?
Já debateu esse assunto com os seus colegas e Professores(as)?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário. Lembre-se de informar o seu nome e um contato.