quarta-feira, 28 de maio de 2008

COMPOSIÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITES

A imagem mostra o Planisfério com a cobertura de nuvens. as temperaturas nos continentes e na superfície dos oceanos. Como estamos no final de outono, aqui no hemisfério sul, e no início da primavera, lá no hemisfério norte a iluminação do planeta pelo sol ainda está abrangendo, quase que de forma igual, todos os dois hemisférios.
É sempre bom lembrar que o sol aquece o solo que então vai aquecer o ar. Dessa forma, a inclinação do eixo da terra em relação ao plano da sua órbitra, a curvatura da Terra e o movimentos de translação fazem com que, o longo do ano - 365 dias, a Terra seja aquecida de forma diferenciada nos seus hemisférios Norte e Sul.
Naturalmente que um Natal com castanhas e nozes está refletindo uma época de frio, isso lá no hemisfério Norte porque nesse mesmo período estamos em pleno início de verão aqui no Rio de Janeiro - Hemisfério Sul.
Pode também parecer simples e sem maiores implicações tudo isso que estamos falando, mas o fato é que a inclinação do eixo, a curvatura da Terra e o seu movimento de translação ao redor do sol revelam uam condição fundamental para os climas, as espécies, para a dinâmica da natureza e da vida no planeta.
Para nós aqui da Cidade do Rio de Janeiro vale conferir e acompanhar o possível deslocamento da frente fria que ainda está na região meridional do Brasil. Será que ela vai chegar forte no próximo final de semana? Se você se interessar em acompanhar essa frente fria bem como as mudanças no tempo ao longo das estações, basta acessar regularmente os links.
A imagem pode ser acessada em www.ssec.wisc.edu/data/comp/latest_cmoll.gif
Um pouco antes, em www.ssec.wisc.edu/data outras imagens podem ser acessadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Lembre-se de informar o seu nome e um contato.