sábado, 24 de janeiro de 2009

Para que serve a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro

Para que serve a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro? Para reprimir de forma violenta o comércio informal, para multar os motoristas que supostamente estão sem o cinto de segurança, para fazer figuração nos inúmeros engarrafamentos que enfrentamos todos os dias, para ser coadjuvante de pseudo-seguranças de estabelecimentos privados que ocupam de forma ilegal e imoral os espaços públicos da cidade ou para se omitirem quando o cidadão lhe pedir ajuda dizendo que isso é para a polícia, “ligue pro 190”. Todas as situações relatadas acima podem se comprovadas no dia-a-dia da Cidade. Sábado, dia 24 de janeiro, Quinta da Boa Vista, um dos mais populares parques da Cidade. A guarda municipal está presente. Claro que sim! Em carrinhos elétricos, em bikes equipados de apetrechos mil, dentro e fora do parque. Então existe uma situação de conforto, segurança e qualidade de vida para os cidadãos que freqüentam a Quinta da Boa Vista, certo? Não, ledo engano e terrível realidade. Diversos roubos e diferentes situações ilegais e imorais acontecem dentro e fora da Quinta e a guarda municipal não faz absolutamente NADA. Nem atravessam a Rua, no lado de fora, para se posicionarem em relação aos roubos. É um desfile de bravatas, soberba e afronta aos cidadãos que pedem ajuda ou orientação. Se você quiser estacionar o seu carro dentro da Quinta, na entrada principal, vai ter que pagar R$ 6,00, mesmo que seja somente por uma hora. Se você estacionar do lado de fora, ainda na entrada principal, vai pagar R$ 2,00 para o guardador da CET-Rio. Só que nesse sábado, dia 24 de janeiro, o guardador não estava lá. Do outro lado da rua, os dois guardas municipais parados, inertes feitos estátuas vivas. Você estaciona o carro e vai dar a sua caminhada ou corrida dentro da Quinta da Boa Vista na certeza de que, se o guardado chegar, você pagará o ticket de estacionamento na volta. Uma última olhada e lá estão os guardas. Uma hora depois você volta da corrida ou caminhada e ...encontra a fechadura do seu carro arrombada por chave de fenda. Você assovia e chama com as mãos os guardas municipais pedindo ajuda. Eles vêem você mas não se movem, apenas ficam lá inertes, verdadeiras “múmias paralíticas”. Você se refaz do susto, tenta projetar e assimilar os prejuízos e se dirige com o carro na direção dos guardas. Relata o ocorrido e recebe a informação seca de que deve ligar pro 190. “Nós estamos aqui para orientar o trânsito”. Que trânsito? Não existe nada ali que justifique a presença daquelas “autoridades” naquele lugar. Eles deveriam estar lá na entrada principal do Parque da Quinta da Boa Vista e impedir, até pela sua simples presença, o que acabara de ocorrer. Por isso, pergunto: pra que serve a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. p.s.: e ainda estão comprando armas não letais para equipar essa corporação?!

Um comentário:

  1. Guarda municipal e nada é a mesma coisa, loucos, mendigos, pivetes de rua, todos transitam tranquilamente aqui em Botafogo, e você não vê um Guarda Municipal para te ajudar em nada,só vejo eles quando estão atras dos camelos, alias, é a unica função deles, agredir e roubar camelos, isso em qualquer parte da cidade.
    E aí, Sro Eduardo Paes, quem é que vai fazer o trabalho deles, somos nós? Ou temos que esperar pela graça do Divino Espirito Santo?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Lembre-se de informar o seu nome e um contato.