quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Chuvas de verão, alagamentos e deslizamento na Cidade do Rio de Janeiro.

A questão das chuvas, deslizamentos e alagamentos na Cidade Maravilhosa de São Jorge, o Guerreiro e de São Sebastião do Rio de Janeiro é fenômeno natural e fato social.

Fenômeno natural porque para a nossa Geografia alagamentos e deslizamentos, após grandes aguaceiros de verão, é algo normal, faz parte da nossa natureza. Deve ser por isso que aqui existiam muitas lagoas, charcos e mangues.

Fato social porque o homem desmontou morros e aterrou as lagoas, os charcos e os mangues, também encaixotou os rios, derrubou as matas, impermeabilizou o solo, fez a cidade crescer, vertical e horizontalmente, de forma avassaladora, sem planejamento e com muito vácuo do "poder público".

Em crônica de 1915, Lima Barreto já alertava para esse descaso que o então Prefeito Pereira Passos, preocupado em embelezar a cidade, descurava “completamente em solucionar esse defeito do nosso Rio”.

Muito tempo e chuva passaram pela Rua do Senado, Praça da Bandeira e outros tantos lugares que continuaram a alagar agora mais ainda já que estão entupidos também pela nossa falta de educação e cidadania com a questão do lixo, reflexo ou ação imediata ao imobilismo imoral das nossas atuais autoridades nessa questão (vide baixada fluminense).

Resta-nos torcer para que São Pedro não arraste os móveis e outras chuvaradas de verão não nos atinja, o que se acontecer será completamente natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Lembre-se de informar o seu nome e um contato.