domingo, 7 de junho de 2009

Cotas de acesso à Educação Pública.

O Estado do Rio de Janeiro é um dos precursores na implantação do sistema de cotas de acesso às Universidades e Colégios Públicos. Venho acompanhando esse importante debate sobre as cotas de acesso às Universidades e às Escolas Públicas. Nos últimos vinte ou trinta anos assistimos ao desmanche continuo da qualidade da Educação Pública nos segmentos do EF e do EM. É verdade que algumas poucas instituições públicas, que trabalham com esses segmentos, conseguiram, com grandes dificuldades, resistir a esse desmanche e manter os seus parâmetros dequalidade. Isso criou uma situação meio que absurda. Os alunos estudavam em escolas privadas, durante o EF e no EM, depois “passavam” no vestibular para as Universidades Públicas. Já os alunos das Escolas Públicas quando tentavam o vestibular para uma Universidade Pública levavam uma bomba e tinham que tentar o “crédito educativo” para pagar uma Universidade Privada. Penso que o sistema de cotas deva ser limitado à origem dos alunos (Escola> Pública) e também por um determinado tempo (anos) até que consigamos reverter o desmanche e tornar a Educação Pública de Qualidade para todos. Esse sistema de cotas já vem sendo adotado no acesso ao Colégio Pedro II, aos CAP´s da UERJ e da UFRJ e também no acesso à UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E você, já tem opinião formada a respeito desse importante assunto? Já votou na nossa enquete? Já debateu esse assunto com os seus colegas e Professores(as)?
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