terça-feira, 9 de junho de 2009
A torcida do Botafogo é a diferença!
Muito se especula sobre o não comparecimento da torcida do Botafogo ao jogos do time. Acho que boa parte da explicação para esse fato está na reportagem publicada na edição do último domingo, 7 de junho, página 46 do Caderno de Esportes do Jornal O Globo.
Lá, fica claro que a nossa torcida é a mais crítica e com consciência ética do Rio de Janeiro. Não torcemos para qualquer time de aluguel. Amamos a nossa camisa mas não compactuamos com essa mercantilização barata que envolve a formação de elencos.
Quem era Maicosuel? Ganhou o quê? Veio para o Botafogo, jogou três meses e foi se transferir para um time da segunda divisão do futebol alemão! Errado ele, não. Errado quem o contratou nessas condições.
Não acreditamos que o mundo é dos mais espertos. Também não estamos dispostos a encarar brigas e transtornos para a simples compra dos ingressos. Se vou pagar para assistir ao jogo por que tenho que me submeter aos constrangimentos para a compra do ingresso? Até mesmo na nossa magnífica casa, O Engenhão, esse constrangimento vem ocorrendo.
Também não concordamos com essa hipocrisia que proíbe a venda de uma simples cervejinha nos estádios e no seu entorno imediato. Será que nos camarotes essa regra-proibição também vale? Não é o que temos visto.
Gostamos de transparência e ética na condução do nosso Clube e time de Futebol. Queremos que o jogador do Botafogo tenha muito respeito pelo nosso uniforme, história e torcida. Queremos garra e amor em campo e postura profissional o tempo todo de cada jogador!
domingo, 7 de junho de 2009
Cotas de acesso à Educação Pública.
O Estado do Rio de Janeiro é um dos precursores na implantação do sistema de cotas de acesso às Universidades e Colégios Públicos.
Venho acompanhando esse importante debate sobre as cotas de acesso às Universidades e às Escolas Públicas.
Nos últimos vinte ou trinta anos assistimos ao desmanche continuo da qualidade da Educação Pública nos segmentos do EF e do EM.
É verdade que algumas poucas instituições públicas, que trabalham com esses segmentos, conseguiram, com grandes dificuldades, resistir a esse desmanche e manter os seus parâmetros dequalidade.
Isso criou uma situação meio que absurda. Os alunos estudavam em escolas privadas, durante o EF e no EM, depois “passavam” no vestibular para as Universidades Públicas. Já os alunos das Escolas Públicas quando tentavam o vestibular para uma Universidade Pública levavam uma bomba e tinham que tentar o “crédito educativo” para pagar uma Universidade Privada.
Penso que o sistema de cotas deva ser limitado à origem dos alunos (Escola> Pública) e também por um determinado tempo (anos) até que consigamos reverter o desmanche e tornar a Educação Pública de Qualidade para todos.
Esse sistema de cotas já vem sendo adotado no acesso ao Colégio Pedro II, aos CAP´s da UERJ e da UFRJ e também no acesso à UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
E você, já tem opinião formada a respeito desse importante assunto?
Já votou na nossa enquete?
Já debateu esse assunto com os seus colegas e Professores(as)?
Novas e "velhas" tecnologias de informação e comunicação.
O advento de um novo "paradigma" educacional não requer necessariamente o fim de outros. Assim como a sociedade a escola convive com novas e velhas formas de aprender e ensinar. Os livros didáticos continuam sendo de muita importância para o processo ensino-aprendizagem e para a consolidação e constituição dos conhecimentos. O advento das [novas] TIC´s na educação não significa o fim do livro, muito pelo contrário. O LIED - Laboratório de Informática Educativa é uma sala de aula que agrega e possibilita a convergência das diferentes mídias que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem e na prática pedagógica dos Professores. No LIED a mídia impressa "livro didático" também contribui para uso qualitativo e educativo da internet na medida em que estes já apresentam sugestões de links para pesquisas sobre os temas e assuntos tratados.
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Pública
O debate sobre as cotas de acesso às universidades públicas está, em diferentes níveis e mídias, movimentando o debate na sociedade brasileira.
As cotas podem ser agrupadas em dois grupos: étnicas ou conforme a procedência escolar dos alunos(as).
A cota étnica está relacionada ao longo processo histórico de escravidão e exclusão sócio-econômica e acesso cultural sofrido pelos negros afro-descendentes.
A cota conforme a procedência escolar está relacionada a medidas compensatórias na questão da violenta desigualdade social e econômica existente no conjunto da população brasileira e do seus reflexos no acesso à universidade.
Nesse caso, espera-se que ela seja acompanhada da firme e contundente contrapartida de melhoria das condições de qualidade da Educação Pública.
A busca desse objetivo, ou seja, a qualidade na Educação Pública passa pela garantia de acesso dos nossos alunos(as) às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
No C.E. Professor Clóvis Monteiro esse acesso está sendo consolidado através da incorporação do uso dessas TIC´s na prática pedagógica dos Professores(as) e do desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos do Colégio.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Você sabe o que é "preconceito"?
No C.E. Professor Clóvis Monteiro os alunos(as) acessam à internet para pesquisar sobre as diferentes formas de preconceito. Você sabe quais são as formas mais comuns de preconceitos? Quais são as formas de preconceito que você conhece? Você já sofreu alguma forma de preconceito? Deixe as suas respostas publicadas no comentário desse assunto, não se esqueça de dizer o seu nome e a sua turma, ok?!
Educação Pública de Qualidade no Estado do Rio de Janeiro
Os alunos e alunas do C.E. Professor Clóvis Monteiro estão se empenhando e fazendo a "diferença" nas atividades que são propostas pelos Professores(as) durante as aulas no LIED - Laboratório de Informática Educativa.
Cidadania, direitos humanos, direitos civis, direitos políticos, formas de preconceito e novas tendências da ciência são alguns dos temas abordados neste início do mês de junho de 2009.
Educação Pública de Qualidade
O LIED - Laboratório de Informática Educativa do C.E. Professor Clóvis Monteiro é uma sala de aula que agrega e possibilita a convergência das diferentes mídias no processo educativo. O LIED também é uma sala de aprendizagem colaborativa que contribui para a inclusão digital e consolidação da cidadania plena dos nossos alunos(as) e Professores(as).
Educação Pública de Qualidade no Estado do Rio de Janeiro
O C.E. Professor Clóvis Monteiro está trabalhando, através do LIED - Laboratório de Informática Educativa, na consolidação do uso qualitativo e educativo das novas TIC´s - Tecnologias de Informação e Comunicação.
Muito frio na manhã dessa quinta-feira
Apesar do frio o dia amanheceu com uma luz excepcional para os amantes da fotografia. Aliás, nessa época do ano, outono, depois de uma frente fria que traz o limpo ar polar para a Cidade as paisagens da Cidade ficam exuberantes. Você sabe de onde essa foto foi tirada? Você consegue localizar o Castelo da Fundação FIOCRUZ? Tente localizar também a eco-barreira para o lixo flutuante. Você sabe qual é o nome do Rio que aparece na foto? Dica, ele vai desaguar no Canal do Cunha - Baía da Guanabara. Deixe as suas respostas como comentário para esse assunto, ok?!
Educação Pública de Qualidade
O uso das, continuamente novas, TIC´s - Tecnologias de Informação e Comunicação é uma realidade no "espaço & tempo" do C.E. Professor Clóvis Monteiro.
O LIED - Laboratório de Informática Educativa é uma sala de aula que agrega e possibilita a convergência das mídias.
Dessa forma, nesse ambiente tecnológico, os alunos podem construir um jornal, trabalhar na produção de um programa para a Rádio Escolar - Rádio PCM e fazer pesquisas orientadas, pelos seus Professores(as), que contribuirão decisivamente para a consolidação e ampliação dos seus conhecimentos além de contribuir para o domínio de novas habilidades e competências que são, cada vez mais exigidas, pelo [novo] mundo do trabalho e da cidadania plena.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
CREJA - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos
Localizado bem no coração do centro da Cidade do Rio de Janeiro, o CREJA - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos faz a educação pública de qualidade se tornar uma realidade. Aqui, alunos-trabalhadores encontram a oportunidade para retomar os estudos e o convívio educativo ampliando assim as suas habilidades e competências para competirem em melhores condições nesse nosso constante [novo] mundo do trabalho além, naturalmente, de poderem consolidar sua cidadania plena.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Paisagens da Cidade do Rio de Janeiro
De certa forma a fotografia busca sempre a luz sobre as cores, sobre os contornos que formam sombras. O outono na Cidade é o verdadeiro "paraíso" para nós, amantes dessa forma de expressão [artística] cada vez mais mediatizada no seu fazer e acontecer pelas [novas] TIC´s Tecnologias de Informação e Comunicação.
A universalização do uso e acesso aos celulares, agora cada vez mais multimidias, é um bom exemplo do que estamos falando.
Nessa direção, o LIED - Laboratório de Informática Educativa do C.E. Professor Clóvis Monteiro é uma salas de aula que se propõe a ser um ambiente de convergência que pode agregar essas mídias aos seus "produtos".
Na essência do trabalho e dos seus "produtos" os seus produtores: a comunidade discente e docente do Colégio.
C.E. Professor Clóvis Monteiro
A Educação contribui decisivamente para tornar o homem "melhor". Melhor leitor, melhor escritor, melhor ouvinte, melhor cidadão, melhor filho, melhor pai e melhor irmão. A educação oferece oportunidades.
C.E. Professor. Clóvis Monteiro
domingo, 24 de maio de 2009
Paisagens da Cidade
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